Plano fundo



....

terça-feira, 25 de setembro de 2012


21º Encontro     18/09/2012

·         Leitura do blog;

·         Avisos;

·         Vídeo: “Os fantásticos livros voadores do senhor Lessmore”

No vídeo, pudemos perceber que vida e leitura transitam juntos, atravessando a existência daqueles que lidam com eles e os deixam pousar em si mesmos e que se encantam em lhes dar vida, seja pela leitura ou pela escrita.

·         Leitura e discussão do texto “Nóis mudemo”. (Fidêncio Borges)

·         Quiz: jogo de perguntas e respostas sobre todo o conteúdo do curso.

·         Pizzaria...

 

Cursista: kelly Cristina do Nascimento.

Seminário de Encerramento do Pró Letramento

Nos dias 24 e 25 de setembro de 2012 aconteceu o seminário de encerramento do Pró Letramento. Foi  realizado na Universidade Estadual de Ponta Grossa tendo a participação de vários municípios do estado do Paraná. Parabéns a todas as tutoras e cursistas por mais esta grande conquista.








Queridas amigas





domingo, 23 de setembro de 2012

Trabalho de conclusão

Trabalho de Conclusão de Curso

Cursista: Elaine Aparecida Gonçalves Borghetti
Atividade desenvolvida no 4º ano Ensino Fund. de Nove Anos.
Escola Municipal de Witmarsum.
Projeto: O gostinho do Aprender com os pais

Pensando em aproximar ainda mais os pais da escola e também buscando melhorar a qualidade na alimentação dos alunos, foi desenvolvidos o projeto que inicialmente pesquisou, através de um questionário, os hábitos alimentares das famílias, suas receitas preferidas e a disponibilidade das mesmas em preprará-las na sala de aula para toda a turma.
Feito este levantamento de dados, organizamos um cornograma, organizando o dia da participação de cada família.
Através deste trabalho que está sendo realizado durante todo o ano letivo estamos elaborando um almanaque com receitas saudáveis e nutritivas, suas origens e vitaminas presentes, além de estimular o consumo de produtos naturais.

O trabalho com receitas foi uma das dicas do curso pró letramento, uma alternativa que torna a aprendizagem prazerosa e atrativa, chamando a atenção e o interesse dos alunos para a leitura, interpretação e produção de textos.

A análise quanto ao uso de verbos, imperativo e infinitivo nos modos de fazer, a sequência correta das instruções, a importância da leitura do todo antes de iniciar a receita, a organização prévia das listagens de ingredientes para  que seja possível realizá-la, além das pesquisas realizadas quanto a origem e vitaminas presentes em cada receita, possibilitou inúmeros momentos de produção, leitura, reflexão, discussão e produção.

Todo este trabalho proporcionou aos alunos e familiares uma aproximação afetiva com a escola, facilitando o trabalho em sala de aula, tornando-os responsáveis pela aprendizagem de seus filhos.

Quanto aos alunos, aprenderam de maneira divertida, contextualizada. Aprendendo a ler, interpretar e escrever de forma atrativa, despertando o interesse para o desenvolvimento de habilidade importantíssimas para toda sua vida.

Pró Letramento


Os Fantásticos livros voadores do senhor Lessmore

Simplesmente um vídeo emocionante que mostra um amor verdadeiro pelos livros.

Vida Maria

Vídeo utilizado no Fascículo 7  Modos de falar, modos de escrever.

A maior flor do mundo - José Saramago

Leitura


Mensagem Linda







Ágatha Helmann

Trabalho de conclusão de curso


Identificação da instituição: Escola Municipal Professor Clotário santos
Atividade desenvolvida na turma do 3° ano
Assunto: Meio Ambiente
Professora: Regina Maria Freitas Barauce
Diante das observações realizadas aos redores da comunidade percebemos que o ambiente era desprovido de atitudes positivas em relação ao tratamento dado ao lixo, percebemos, então a necessidade de trabalhar sobre o tema meio ambiente, tendo como atividade principal a leitura e a produção de textos relacionados à reciclagem, pois sabemos que a reciclagem do lixo tem um papel muito importante para o meio ambiente.
Iniciamos a atividade conversando sobre o meio ambiente, pedir que eles relatassem os últimos acontecimentos ocorridos sobre o assunto, e a partir desse diálogo, procurei direcionar a atenção dos alunos para realidades bem próximas deles, nesse momento convidei-os a observar os espaços escolares, como, banheiro, refeitório, pátio e pedir aos alunos que observassem como está a higiene do banheiro, a limpeza do pátio e a própria sala de aula.
Ao retornarmos das observações, conversamos novamente a respeito do que foi visto, iniciamos uma roda de leitura com a história do “pneu chorão” que se refere a um pneu que chora por ter sido jogado num terreno baldio, lá ele conversa com seus amigos, a garrafa pet os vidros o papel e as latas, eles escrevem uma carta para turma do bairro pedindo que sejam transformados em utilidades, a turma recebe a carta e transforma todos aqueles materiais reciclados em um parquinho para a comunidade.
Demos continuidade ao assunto realizando uma produção de texto que iniciou a partir de uma explosão de idéias, tendo como palavra chave o meio ambiente, nesse momento eu registrei as palavras que os alunos ditavam. Ao trabalhar com essa metodologia percebi que os textos produzidos pelas as crianças apresentavam mais qualidade e facilidade ao escrever.
Em outro momento lemos os textos e refletimos a respeito do modo que falam e escrevem e discutimos a respeito das duas formas de produção de texto, então iniciamos o trabalho com reestruturação textual coletiva buscando construir palavras e frases que deixassem o texto claro e objetivo.
No dia seguinte para minha surpresa, meu aluno chega com uma garrafa pet transformada em estojo e fala: “Olha professora esta garrafa era para estar no rio, veja no que transformei”. Aproveitei a oportunidade para valorizar a atitude do aluno, retomei a historinha do pneu chorão e conversamos a respeito do destino que é dado ao lixo, nesse momento propus aos alunos que trouxessem garrafas pets para que fossem transformadas em utilidades domésticas.
Iniciamos o trabalho de confecção das utilidades domésticas.

Finalizamos com uma exposição das utilidades domésticas confeccionadas pelos alunos.
 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO




CURSISTA: LIDIANE APARECIDA CORREA
PENSO QUE ESSE CURSO VEIO A ACRESCENTAR O QUE EU JÁ SABIA AS TROCAS DE EXPERIENCIAS SÃO MUITO IMPORTANTE.
MAIS ALGO QUE EU MUDEI DEPOIS DE FAZER O CURSO FOI A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, POIS APÓS COMEÇAR O CURSO EU TENTEI DAR VIDA AS HISTÓRIAS CONTADAS PARA QUE REALMENTE A CRIANÇA, POSSA ENTRAR NESSE MUNDO TÃO MARAVILHOSO E MÁGICO, E AS MAIS VARIADAS MANEIRAS QUE PODE SER CONTADA UMA MESMA HISTÓRIA.

Trabalho de conclusão de curso


Essa  atividade foi desenvolvida com a turma do 3° ano do Ensino Fundamental

Diante das observações realizadas aos redores da comunidade percebemos que o ambiente era desprovido de atitudes positivas em relação ao tratamento dado ao lixo, percebemos, então a necessidade de trabalhar sobre o tema meio ambiente, tendo como atividade principal a leitura e a produção de textos relacionados à reciclagem, pois sabemos que a reciclagem do lixo tem um papel muito importante para o meio ambiente.
Iniciamos a atividade conversando sobre o meio ambiente, pedi que eles relatassem os últimos acontecimentos ocorridos sobre o assunto, e a partir desse diálogo, procurei direcionar a atenção dos alunos para realidades bem próximas deles, nesse momento convidei-os a observar os espaços escolares, como, banheiro, refeitório, pátio e pedir aos alunos que observassem como está a higiene do banheiro, a limpeza do pátio e a própria sala de aula.



Ao retornarmos das observações, conversamos novamente a respeito do que foi visto, iniciamos uma roda de leitura com a história do “pneu chorão” que se refere a um pneu que chora por ter sido jogado num terreno baldio, lá ele conversa com seus amigos, a garrafa pet os vidros o papel e as latas, eles escrevem uma carta para turma do bairro pedindo que sejam transformados em utilidades, a turma recebe a carta e transforma todos aqueles materiais reciclados em um parquinho para a comunidade.

Demos continuidade ao assunto realizando uma produção de texto que iniciou a partir de uma explosão de ideias, tendo como palavra chave o meio ambiente, nesse momento eu registrei as palavras que os alunos falavam. Ao trabalhar com essa metodologia percebi que os textos produzidos pelas as crianças apresentavam mais qualidade e facilidade ao escrever.

 Em outro momento lemos os textos e refletimos a respeito do modo que falamos e escrevemos, discutimos a respeito das duas formas de produção de texto, então iniciamos o trabalho com reestruturação textual coletiva buscando construir palavras e frases que deixassem o texto claro e objetivo, logo após os textos foram lidos para a turma.

No dia seguinte para minha surpresa, meu aluno chega com uma garrafa pet transformada em estojo e fala: “Olha professora esta garrafa era para estar no rio, veja no que transformei”. Aproveitei a oportunidade para valorizar a atitude do aluno, retomei a historinha do pneu chorão e conversamos a respeito do destino que é dado ao lixo, nesse momento propus aos alunos que trouxessem garrafas pets para que fossem transformadas em utilidades domésticas.
Iniciamos o trabalho de confecção das utilidades domésticas.

Finalizamos com a exposição das produções de textos e utilidades domésticas confeccionadas pelos alunos, onde toda comunidade escolar puderam apreciar as atividades desenvolvidas.

O curso do pró-letramento  levou-me a refletir a respeito das minhas práticas pedagógicas no meu cotidiano, é com satisfação e interesse que me aproprio de metodologias sugeridas pelas as colegas e pela a professora, permitindo-me, resgatar, rever e aprimorar práticas pedagógicas que antes pareciam estar esquecidas em minha memória, dou continuidade ao meu trabalho, agora, de forma mais significativa, motivadora e atraente para os meus alunos. 

Cursista: Regina Maria Freitas Barauce

CONCLUSÃO DE CURSO

                           CONCLUSÃO DE CURSO

                                                                ELIANE MAYER KAPP


           Como pedagoga o curso pró letramento me ajudou muito a levar atividades diferentes para as professoras da Escola.
           E como todo curso tem as suas informações , e as pessoas que o fazem colocam em prática em sua sala de aula e na Escola.
           As professoras estão trabalhando projetos interligados que envolve Agrinho , Ler e Pensar , Literatura e também envolve o pro letramento com os diversos gêneros textuais trabalhados.
            Uma das maneiras de auxiliar a criança a enfrentar dificuldades, sejam elas de aprendizagem ou de suas vidas, é proporcionar experiências que incentivem habilidades e atitudes essenciais para o enfrentamento da realidade que o cerca.
            Contando com as peculiaridades de cada um e aliando a esse fato as curiosidades, o projeto trabalhado visou despertar o interesse dos alunos nos mais variados gêneros textuais, resgatando a alegria das descobertas e experiências de leitura.
            Os alunos desenvolveram o gosto pela leitura, puderam estabelecer relações com outros textos, identificar características discursivas, compartilhar experiências, ampliar o repertório literário.
           Nas atividades  foram usados : jornais, revistas, livros de literatura infantil. 
           Atividades desenvolvidas: propaganda, classificados, leitura de textos, histórias, contos, parlendas, adivinhas, piadas, quadrinhas.
           Pesquisa de poesias, músicas, textos variados.
           Filmes, programas de TV, notícias de TV.
           Gramática contextualizada: entonação, pontuação, concordância, recursos verbais, tempos verbais.
           Ouvir poesias.
           Linguagem musical.
           Cantigas envolvendo assuntos estudados.
            Foi um trabalho de grande valia para os alunos, pois só veio a enriquecer o conhecimento, despertando grande interesse pela leitura.
    







segunda-feira, 17 de setembro de 2012

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Proletramento trouxe para reflexão muitos aspectos importantes e necessários no cotidiano da escola. Pude aprender muito especialmente pela troca de experiências das colegas.
Diante de tantas atividades e reflexões o que mais ficou evidente para mim foi à importância da leitura e da contação de histórias para as crianças, visando formar um bom leitor. Sempre gostei de trabalhar com histórias nas aulas, mas  neste tempo de estudos pude dedicar um olhar mais profundo sobre esta prática e me encantei.
            Mais do que proporcionar alegria e prazer nos alunos em aprender, pude descobrir a alegria e o prazer de ensinar com e pela história. Fui contagiada pelas histórias contadas ao longo do curso e partindo de pontos importantes das discussões, adotei uma prática diária de leitura e contação de histórias. A leitura ganhou mais espaço nas aulas e todos nós ganhamos em conhecimentos.
            A partir deste despertamento tenho ampliado meu repertório de histórias, materiais e até aquisição de mais livros.
            Uma das aulas que mais gostei foi à noite da contação de histórias, pois pudemos ouvir as colegas e perceber que dentro de cada uma há uma verdadeira contadora de histórias.










"Ler para uma criança, muda a sua história"
Cursista: Elenice


Trabalho de conclusão de curso - Adriana Evangelista

 Foram inúmeras as contribuições do curso Proletramento Alfabetização e Linguagem em nossa prática em sala de aula, mas aqui eu vou destacar um trabalho de grande importância que é o Lúdico em sala de aula.

Construir um espaço, meios e tempo para que os alunos se alfabetizem através de atividades que lhes propiciem diferentes maneiras de alcançar o aprendizado da leitura e escrita é um compromisso, considerando que em nome da educação formal as crianças são monopolizadas cada vez mais cedo para atividades pouco criativas e inteligentes no espaço escolar, dificultando-lhes assim, o seu processo de alfabetização.

Possibilitar à criança que brinque, se expresse, crie, imagine, é fundamental para que elas tenham acesso a uma aprendizagem mais prazerosa, eficaz e de acordo com as necessidades que possui, aumentando, dessa forma, a auto-estima, o bom humor e o prazer pelo ato educativo, o que acarretará em diminuição dos índices de evasão e repetência escolar.

Existem inúmeras possibilidades de inserir a ludicidade na aprendizagem, mas para que a atividade pedagógica seja lúdica, é importante que permita à fruição, a decisão, a escolha, as descobertas, as perguntas e as soluções por parte das crianças e dos adolescentes, enfim, deixar que brinquem, aprender com eles a rir, a inventar a ordem, a representar, a imitar, a sonhar e a imaginar, na arte da poesia, da música, da literatura, nos jogos e até mesmo na escrita, promovendo a apropriação do sistema alfabético, e das práticas da leitura e oralidade significativa através de brincadeiras.

Para tanto a escola precisa oferecer aos alunos oportunidades de contato com a leitura e a escrita como práticas sociais imbuídas de significado, buscando interação com o outro. O professor que realiza projetos de jogos e brincadeiras dirigidas, com objetivos seqüenciados de acordo com a realidade da turma, propicia um aprendizado complexo e significativo, especialmente na alfabetização, por ser uma etapa envolta em fantasias e brincadeiras próprias da faixa etária, sendo um excelente canal para a leitura e escrita prazerosa.

Meu trabalho com jogos e brincadeiras vem acontecendo na sala sempre que possível, aproveitando em agosto o tema folclore realizei diversas atividades como o jogo da memória, quebra cabeça com desenhos e palavras dos personagens, explorei as diversas musicas folclóricas, parlendas desenhadas, e livrinhos com histórias sobre o folclore.
Jogo da memória


Quebra cabeça com imagens e palavras

Os materiais foram confeccionados pelas crianças.
E para finalizar foi confeccionado o livrinho do folclore com os personagens contados através dos livros de literatura infantil.

Adriana da Cruz Evangelista

Trabalho de conclusão do curso

     Trabalho de conclusão - Eliane Maksemiv

     Através do curso Pró Letramento, passei a valorizar e utilizar a leitura e a contação de histórias, sem que ela esteja relacionada aos conteúdos curriculares, ler e ouvir histórias por prazer.
      Todos os dias, quando retornamos do recreio, faço a leitura de um livro de histórias para os meus alunos.
      Percebi que isso despertou neles um interesse maior por livros.
      Esse interesse melhorou significativamente a leitura e as produções textuais.
     











      Outro trabalho desenvolvido através do Pró Letramento, entre tantos outros, foi  a confecção e ilustração de livros de historinha. As crianças gostaram muito das atividades.





      Enfim, o curso e as experiências das minhas colegas, tornaram minhas aulas muito mais interessantes e atrativas.