Plano fundo



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segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Trabalho de conclusão de curso - Adriana Evangelista

 Foram inúmeras as contribuições do curso Proletramento Alfabetização e Linguagem em nossa prática em sala de aula, mas aqui eu vou destacar um trabalho de grande importância que é o Lúdico em sala de aula.

Construir um espaço, meios e tempo para que os alunos se alfabetizem através de atividades que lhes propiciem diferentes maneiras de alcançar o aprendizado da leitura e escrita é um compromisso, considerando que em nome da educação formal as crianças são monopolizadas cada vez mais cedo para atividades pouco criativas e inteligentes no espaço escolar, dificultando-lhes assim, o seu processo de alfabetização.

Possibilitar à criança que brinque, se expresse, crie, imagine, é fundamental para que elas tenham acesso a uma aprendizagem mais prazerosa, eficaz e de acordo com as necessidades que possui, aumentando, dessa forma, a auto-estima, o bom humor e o prazer pelo ato educativo, o que acarretará em diminuição dos índices de evasão e repetência escolar.

Existem inúmeras possibilidades de inserir a ludicidade na aprendizagem, mas para que a atividade pedagógica seja lúdica, é importante que permita à fruição, a decisão, a escolha, as descobertas, as perguntas e as soluções por parte das crianças e dos adolescentes, enfim, deixar que brinquem, aprender com eles a rir, a inventar a ordem, a representar, a imitar, a sonhar e a imaginar, na arte da poesia, da música, da literatura, nos jogos e até mesmo na escrita, promovendo a apropriação do sistema alfabético, e das práticas da leitura e oralidade significativa através de brincadeiras.

Para tanto a escola precisa oferecer aos alunos oportunidades de contato com a leitura e a escrita como práticas sociais imbuídas de significado, buscando interação com o outro. O professor que realiza projetos de jogos e brincadeiras dirigidas, com objetivos seqüenciados de acordo com a realidade da turma, propicia um aprendizado complexo e significativo, especialmente na alfabetização, por ser uma etapa envolta em fantasias e brincadeiras próprias da faixa etária, sendo um excelente canal para a leitura e escrita prazerosa.

Meu trabalho com jogos e brincadeiras vem acontecendo na sala sempre que possível, aproveitando em agosto o tema folclore realizei diversas atividades como o jogo da memória, quebra cabeça com desenhos e palavras dos personagens, explorei as diversas musicas folclóricas, parlendas desenhadas, e livrinhos com histórias sobre o folclore.
Jogo da memória


Quebra cabeça com imagens e palavras

Os materiais foram confeccionados pelas crianças.
E para finalizar foi confeccionado o livrinho do folclore com os personagens contados através dos livros de literatura infantil.

Adriana da Cruz Evangelista

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