20 ° encontro
O
tema da aula passada se referia ao modo de falar e modo de escrever, que
apresentam diferenças entre a fala e a escrita e principalmente a diferença
entre os textos produzidos oralmente e os textos que escrevemos. Essa diferença
foi observada ao assistirmos o vídeo, passeio ao memorial JK, que mostra a
professora produzindo um texto informativo com seus alunos, ao produzir o texto
informativo coletivamente ela faz intervenções na fala dos alunos buscando ser
mais precisa, na escolha de palavras como também na construção de frases. A
professora cria estratégias mostrando aos alunos que existem diferenças,
cultural entre os modos de falar e os modos de escrever.
Na
sequência vimos a monitoração na fala e na escrita, a primeira é marcada por
menos atenção e menos planejamento que a escrita, monitoramos mais a forma de
escrita. E o grau monitoração de ambas depende muito do papel social que se
está desempenhando.
Demos
continuidade ao esse assunto refletindo sobre as regras variáveis freqüentes
nas comunidades de fala no campo e nas cidades, trata-se de uma conversa entre
professor e alunos da 1° série, que comentam a respeito da fala do campo e da
cidade, esse relato demonstra a competência comunicativa dos alunos ao realizar
comentários pertinentes a respeito do filme que assistiram e ao fornecer
respostas apropriadas a professora. Ao conduzir a conversa, a professora faz
muitos questionamentos e intervenções levando os alunos compreender que o
português falado em áreas rurais não se caracteriza como erro, apenas é o
português falado de forma diferente em áreas urbanas.
Os
nossos alunos apresentam competência na fala, trazem para o ambiente escolar
suas vivências e apresentam no modo de falar características do seu grupo
social, cabe a nós professores criar estratégias que possam ser empregadas em
sala de aula, como produzir textos coletivos, promover a leitura das produções,
criar um ambiente de discussão dos textos produzidos e oportunizar a leitura de
textos variados.
Cursista: Regina Maria Freitas Barauce
Nenhum comentário:
Postar um comentário