Plano fundo



....

domingo, 16 de setembro de 2012

Modo de falar e modo de escrever


20 ° encontro

O tema da aula passada se referia ao modo de falar e modo de escrever, que apresentam diferenças entre a fala e a escrita e principalmente a diferença entre os textos produzidos oralmente e os textos que escrevemos. Essa diferença foi observada ao assistirmos o vídeo, passeio ao memorial JK, que mostra a professora produzindo um texto informativo com seus alunos, ao produzir o texto informativo coletivamente ela faz intervenções na fala dos alunos buscando ser mais precisa, na escolha de palavras como também na construção de frases. A professora cria estratégias mostrando aos alunos que existem diferenças, cultural entre os modos de falar e os modos de escrever.
Na sequência vimos a monitoração na fala e na escrita, a primeira é marcada por menos atenção e menos planejamento que a escrita, monitoramos mais a forma de escrita. E o grau monitoração de ambas depende muito do papel social que se está desempenhando.
Demos continuidade ao esse assunto refletindo sobre as regras variáveis freqüentes nas comunidades de fala no campo e nas cidades, trata-se de uma conversa entre professor e alunos da 1° série, que comentam a respeito da fala do campo e da cidade, esse relato demonstra a competência comunicativa dos alunos ao realizar comentários pertinentes a respeito do filme que assistiram e ao fornecer respostas apropriadas a professora. Ao conduzir a conversa, a professora faz muitos questionamentos e intervenções levando os alunos compreender que o português falado em áreas rurais não se caracteriza como erro, apenas é o português falado de forma diferente em áreas urbanas.
Os nossos alunos apresentam competência na fala, trazem para o ambiente escolar suas vivências e apresentam no modo de falar características do seu grupo social, cabe a nós professores criar estratégias que possam ser empregadas em sala de aula, como produzir textos coletivos, promover a leitura das produções, criar um ambiente de discussão dos textos produzidos e oportunizar a leitura de textos variados.
  
 Cursista: Regina Maria Freitas Barauce

Nenhum comentário:

Postar um comentário