Essa atividade foi desenvolvida com a turma do 3° ano do Ensino Fundamental
Diante
das observações realizadas aos redores da comunidade percebemos que o ambiente
era desprovido de atitudes positivas em relação ao tratamento dado ao lixo, percebemos,
então a necessidade de trabalhar sobre o tema meio ambiente, tendo como
atividade principal a leitura e a produção de textos relacionados à reciclagem,
pois sabemos que a reciclagem
do lixo tem um papel muito importante para o meio ambiente.
Iniciamos
a atividade conversando sobre o meio ambiente, pedi que eles relatassem os
últimos acontecimentos ocorridos sobre o assunto, e a partir desse diálogo,
procurei direcionar a atenção dos alunos para realidades bem próximas deles,
nesse momento convidei-os a observar os espaços escolares, como, banheiro,
refeitório, pátio e pedir aos alunos que observassem como está a higiene do
banheiro, a limpeza do pátio e a própria sala de aula.
Ao
retornarmos das observações, conversamos novamente a respeito do que foi visto,
iniciamos uma roda de leitura com a história do “pneu chorão” que se refere a
um pneu que chora por ter sido jogado num terreno baldio, lá ele conversa com
seus amigos, a garrafa pet os vidros o papel e as latas, eles escrevem uma
carta para turma do bairro pedindo que sejam transformados em utilidades, a
turma recebe a carta e transforma todos aqueles materiais reciclados em um
parquinho para a comunidade.
Demos continuidade ao assunto realizando uma
produção de texto que iniciou a partir de uma explosão de ideias, tendo como palavra
chave o meio ambiente, nesse momento eu registrei as palavras que os alunos falavam. Ao trabalhar com essa metodologia percebi que os textos produzidos
pelas as crianças apresentavam mais qualidade e facilidade ao escrever.

Em outro momento lemos os textos e refletimos a respeito do modo que falamos e escrevemos, discutimos a respeito das duas formas de produção de texto, então iniciamos o trabalho com reestruturação textual coletiva buscando construir palavras e frases que deixassem o texto claro e objetivo, logo após os textos foram lidos para a turma.
No dia seguinte para minha surpresa, meu
aluno chega com uma garrafa pet transformada em estojo e fala: “Olha professora
esta garrafa era para estar no rio, veja no que transformei”. Aproveitei a
oportunidade para valorizar a atitude do aluno, retomei a historinha do pneu
chorão e conversamos a respeito do destino que é dado ao lixo, nesse momento
propus aos alunos que trouxessem garrafas pets para que fossem transformadas em
utilidades domésticas.
Iniciamos o trabalho de confecção das
utilidades domésticas.
Finalizamos com a exposição das produções de textos e utilidades domésticas confeccionadas pelos alunos, onde toda comunidade escolar puderam apreciar as atividades desenvolvidas.
O
curso do pró-letramento levou-me a refletir a respeito das minhas práticas
pedagógicas no meu cotidiano, é com satisfação e interesse que me aproprio de
metodologias sugeridas pelas as colegas e pela a professora, permitindo-me,
resgatar, rever e aprimorar práticas pedagógicas que antes pareciam estar
esquecidas em minha memória, dou continuidade ao meu trabalho, agora, de forma
mais significativa, motivadora e atraente para os meus alunos.
Cursista: Regina Maria Freitas Barauce
Nenhum comentário:
Postar um comentário