Plano fundo



....

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Trabalho de conclusão de curso


Essa  atividade foi desenvolvida com a turma do 3° ano do Ensino Fundamental

Diante das observações realizadas aos redores da comunidade percebemos que o ambiente era desprovido de atitudes positivas em relação ao tratamento dado ao lixo, percebemos, então a necessidade de trabalhar sobre o tema meio ambiente, tendo como atividade principal a leitura e a produção de textos relacionados à reciclagem, pois sabemos que a reciclagem do lixo tem um papel muito importante para o meio ambiente.
Iniciamos a atividade conversando sobre o meio ambiente, pedi que eles relatassem os últimos acontecimentos ocorridos sobre o assunto, e a partir desse diálogo, procurei direcionar a atenção dos alunos para realidades bem próximas deles, nesse momento convidei-os a observar os espaços escolares, como, banheiro, refeitório, pátio e pedir aos alunos que observassem como está a higiene do banheiro, a limpeza do pátio e a própria sala de aula.



Ao retornarmos das observações, conversamos novamente a respeito do que foi visto, iniciamos uma roda de leitura com a história do “pneu chorão” que se refere a um pneu que chora por ter sido jogado num terreno baldio, lá ele conversa com seus amigos, a garrafa pet os vidros o papel e as latas, eles escrevem uma carta para turma do bairro pedindo que sejam transformados em utilidades, a turma recebe a carta e transforma todos aqueles materiais reciclados em um parquinho para a comunidade.

Demos continuidade ao assunto realizando uma produção de texto que iniciou a partir de uma explosão de ideias, tendo como palavra chave o meio ambiente, nesse momento eu registrei as palavras que os alunos falavam. Ao trabalhar com essa metodologia percebi que os textos produzidos pelas as crianças apresentavam mais qualidade e facilidade ao escrever.

 Em outro momento lemos os textos e refletimos a respeito do modo que falamos e escrevemos, discutimos a respeito das duas formas de produção de texto, então iniciamos o trabalho com reestruturação textual coletiva buscando construir palavras e frases que deixassem o texto claro e objetivo, logo após os textos foram lidos para a turma.

No dia seguinte para minha surpresa, meu aluno chega com uma garrafa pet transformada em estojo e fala: “Olha professora esta garrafa era para estar no rio, veja no que transformei”. Aproveitei a oportunidade para valorizar a atitude do aluno, retomei a historinha do pneu chorão e conversamos a respeito do destino que é dado ao lixo, nesse momento propus aos alunos que trouxessem garrafas pets para que fossem transformadas em utilidades domésticas.
Iniciamos o trabalho de confecção das utilidades domésticas.

Finalizamos com a exposição das produções de textos e utilidades domésticas confeccionadas pelos alunos, onde toda comunidade escolar puderam apreciar as atividades desenvolvidas.

O curso do pró-letramento  levou-me a refletir a respeito das minhas práticas pedagógicas no meu cotidiano, é com satisfação e interesse que me aproprio de metodologias sugeridas pelas as colegas e pela a professora, permitindo-me, resgatar, rever e aprimorar práticas pedagógicas que antes pareciam estar esquecidas em minha memória, dou continuidade ao meu trabalho, agora, de forma mais significativa, motivadora e atraente para os meus alunos. 

Cursista: Regina Maria Freitas Barauce




Nenhum comentário:

Postar um comentário