A leitura é um dos
principais instrumentos que faz com que os indivíduos se tornem aptos a
decifrar os signos do mundo em que vivem, integrando-se ativa e harmoniosamente
nesse universo.
A escola assume a
responsabilidade de aperfeiçoar a leitura na criança, de modo a garantir-lhe o
domínio de uma prática cuja finalidade não se esgota em si mesma. Sabemos que o
processo de formação do leitor é contínuo e interminável
1- Desde a primeira infância é fundamental
que os pais leiam histórias, contos de fadas, livros e gibis para seus filhos.
Este hábito pode e deve ser incentivado: dê a eles livros de presente. Assim, a
família estará contribuindo nesse processo.
2- É interessante instigar a criança, à
curiosidade pela fantasia, por histórias, adaptadas ou não, tanto faz, o
importante é contá-las ou lê-las. Casos ocorridos, lembranças de vida, “causos”
passados de geração a geração, tudo é válido.
3- As pessoas vão
aprender primeiramente pela imitação, ao ver outros realizando alguma
atividade. Daí a importância do professor demonstrar o seu amor pela leitura
dentro da sala de aula.
4- Ao ler ou contar
histórias, é importante haver desenvoltura, entusiasmo, conhecimento literário,
domínio de matéria e conteúdos são características fundamentais para o professor
que pretenda ser ativo na formação de leitores.
5- Ir à biblioteca
todos os dias (o ano todo). A leitura diária e empréstimos de livros acompanhados
pelo professor, porém dando prioridade da leitura de livre escolha pelos
alunos.
6- Criação de um espaço específico para
leitura na escola. Um clima agradável e lugar calmo que desafie as crianças, ao
mesmo tempo que lhes dê oportunidade de se colocar com entusiasmo perante o que
está sendo lido.
7- Que as leituras
(textos, histórias...) sejam adequadas à idade dos alunos a que se destinam.
8- Conte histórias
em voz alta.
9- Através dos
comentários, tais como: “amei este livro”, “essa história é muito legal”, “esse
livro é muito doido”, dentre outros tantos, e mesmos os pequenos relatos dos
alunos sobre leituras lidas, incentivam outros colegas a também fazerem aquela
leitura.
10- Enfim, utilize
a leitura como fonte de prazer e informação, ampliando o repertório dos alunos
com diferentes gêneros de textos, autores, ilustradores e recursos da linguagem
escrita, e construindo uma história de leitor.
A leitura é
considerada um processo interativo. Portanto, é fundamental despertar na
criança o desejo de interagir com um autor distante por meio do texto escrito.
Não é obrigando o aluno a ler determinado
livro que ele vai adquirir o hábito de ler!
Vera
Tauffer
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