Plano fundo



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segunda-feira, 30 de abril de 2012

Situações de leitura para que os alunos se tornem leitores interessados e competentes.


A leitura é um dos principais instrumentos que faz com que os indivíduos se tornem aptos a decifrar os signos do mundo em que vivem, integrando-se ativa e harmoniosamente nesse universo.
A escola assume a responsabilidade de aperfeiçoar a leitura na criança, de modo a garantir-lhe o domínio de uma prática cuja finalidade não se esgota em si mesma. Sabemos que o processo de formação do leitor é contínuo e interminável
           1- Desde a primeira infância é fundamental que os pais leiam histórias, contos de fadas, livros e gibis para seus filhos. Este hábito pode e deve ser incentivado: dê a eles livros de presente. Assim, a família estará contribuindo nesse processo.
    2- É interessante instigar a criança, à curiosidade pela fantasia, por histórias, adaptadas ou não, tanto faz, o importante é contá-las ou lê-las. Casos ocorridos, lembranças de vida, “causos” passados de geração a geração, tudo é válido.
3- As pessoas vão aprender primeiramente pela imitação, ao ver outros realizando alguma atividade. Daí a importância do professor demonstrar o seu amor pela leitura dentro da sala de aula.
4- Ao ler ou contar histórias, é importante haver desenvoltura, entusiasmo, conhecimento literário, domínio de matéria e conteúdos são características fundamentais para o professor que pretenda ser ativo na formação de leitores.
5- Ir à biblioteca todos os dias (o ano todo). A leitura diária e empréstimos de livros acompanhados pelo professor, porém dando prioridade da leitura de livre escolha pelos alunos.
6- Criação de um espaço específico para leitura na escola. Um clima agradável e lugar calmo que desafie as crianças, ao mesmo tempo que lhes dê oportunidade de se colocar com entusiasmo perante o que está sendo lido.
7- Que as leituras (textos, histórias...) sejam adequadas à idade dos alunos a que se destinam.
8- Conte histórias em voz alta.
9- Através dos comentários, tais como: “amei este livro”, “essa história é muito legal”, “esse livro é muito doido”, dentre outros tantos, e mesmos os pequenos relatos dos alunos sobre leituras lidas, incentivam outros colegas a também fazerem aquela leitura.
10- Enfim, utilize a leitura como fonte de prazer e informação, ampliando o repertório dos alunos com diferentes gêneros de textos, autores, ilustradores e recursos da linguagem escrita, e construindo uma história de leitor.
A leitura é considerada um processo interativo. Portanto, é fundamental despertar na criança o desejo de interagir com um autor distante por meio do texto escrito.
 Não é obrigando o aluno a ler determinado livro que ele vai adquirir o hábito de ler!
Vera Tauffer

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