Plano fundo



....

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Situações de incentivo a leitura



A linguagem das crianças vai se tornando cada vez mais próxima da dos adultos, através da imitação e comparação.  É importante trabalhar para que as crianças alcancem de forma significativa os outros níveis da compreensão leitora, que consistem na compreensão do material utilizado no meio social e finalmente escrever, saber como se representa a fala no papel.
A oralidade pode ser  trabalhada, em especial, através da construção de histórias, leituras dramatizadas, leituras compartilhadas, teatrinho de fantoches, onde, em seguida, as crianças são convidadas a recontarem e a escreverem as histórias de seus jeitos.
A leitura acontece de forma prazerosa, lúdica e formadora de leitores. Em um trabalho conjunto com a escola, pode ser incentivada  através do empréstimo de livros pela biblioteca e mini-biblioteca . E pode ser organizada onde os livros são divididos por gêneros, cada sala fica com o que achar ideal se trabalhar. Durante a semana todo processo de leitura e produção textual é feito juntamente com a professora.
Adriana da Cruz Evangelista

Nenhum comentário:

Postar um comentário