A linguagem das crianças vai se
tornando cada vez mais próxima da dos adultos, através da imitação e
comparação. É importante trabalhar para que as crianças alcancem de forma significativa os
outros níveis da compreensão leitora, que consistem na compreensão do material
utilizado no meio social e finalmente escrever, saber como se representa a fala
no papel.
A oralidade pode ser trabalhada, em
especial, através da construção de histórias, leituras dramatizadas, leituras
compartilhadas, teatrinho de fantoches, onde, em seguida, as crianças são
convidadas a recontarem e a escreverem as histórias de seus jeitos.
A leitura acontece de forma
prazerosa, lúdica e formadora de leitores. Em um trabalho conjunto com a
escola, pode ser incentivada através do
empréstimo de livros pela biblioteca e mini-biblioteca . E pode ser organizada onde os livros são divididos por gêneros, cada
sala fica com o que achar ideal se trabalhar. Durante a semana todo processo de
leitura e produção textual é feito juntamente com a professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário