Leitura, oralidade e escrita.
Leitura
O aluno não precisa ler e
escrever para que o professor inicie o trabalho com a leitura.
Para entender essa
capacidade pode-se iniciar o trabalho com textos que fazem parte da tradição
oral como parlendas, cantigas, músicas, poemas entre outros..
É importante que a criança
perceba a leitura como algo prazeroso e necessário, além de possuir objetivos
diferentes como ler por prazer, para estudar, para informar, revisar o que
escrevemos, para seguir instruções.
Escrita
A escrita tanto na escola
como fora dela, deve ter algum objetivo, ter alguma função e dirigir-se a algum
leitor. Muitas crianças chegam a escola sem saber escrever, além de não saberem
por que e para que se escreve.
Como a maioria dos textos
que escrevemos são grafados em língua culta, os alunos devem ter clareza que a
escrita é diferente da fala, ou seja, que não se escreve da mesma forma que se
fala.
Neste processo estão
inclusas capacidades que começam a ser adquiridas no processo de alfabetização
proporcionando ao aluno alcançarem a condição letrada, permitindo-lhe uma ativa
participação nas práticas sociais da cultura escrita.
Oralidade
É importante o professor
perceber a importância de propiciar ao aluno, principalmente, aqueles oriundos
de um meio social menos favorecido, o acesso a uma língua de prestígio, não
deixando, no entanto de respeitar a língua adquirida no meio social e familiar.
Cabe a escola contribuir
para que a criança aprenda a interagir oralmente de acordo com as regras de
convivência dos diversos espaços sociais, já que em muitos casos isso só será
oportunizado a ele no ambiente escolar.
Autora: Ana Paula Patente.
A leitura, a escrita e a
oralidade fazem parte do nosso cotidiano de forma articulada levando a alcançar
a condição de letrado e progredindo para o uso social da escrita e da leitura.
A alfabetização se torna completa quando
conseguimos aliar esses conhecimentos com atividades práticas e cotidianas,
assim o aprendizado das letras tem um significado. É importante alfabetizar letrando,
ensinando a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da
escrita.
Aluna: Regina Maria Freitas Barauce
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