Plano fundo



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sábado, 12 de maio de 2012

Diário da aula do dia 08 de maio



Leitura, oralidade e escrita.

Leitura

O aluno não precisa ler e escrever para que o professor inicie o trabalho com a leitura.
Para entender essa capacidade pode-se iniciar o trabalho com textos que fazem parte da tradição oral como parlendas, cantigas, músicas, poemas entre outros..
É importante que a criança perceba a leitura como algo prazeroso e necessário, além de possuir objetivos diferentes como ler por prazer, para estudar, para informar, revisar o que escrevemos, para seguir instruções.

Escrita

A escrita tanto na escola como fora dela, deve ter algum objetivo, ter alguma função e dirigir-se a algum leitor. Muitas crianças chegam a escola sem saber escrever, além de não saberem por que e para que se escreve.
Como a maioria dos textos que escrevemos são grafados em língua culta, os alunos devem ter clareza que a escrita é diferente da fala, ou seja, que não se escreve da mesma forma que se fala.
Neste processo estão inclusas capacidades que começam a ser adquiridas no processo de alfabetização proporcionando ao aluno alcançarem a condição letrada, permitindo-lhe uma ativa participação nas práticas sociais da cultura escrita.

Oralidade

É importante o professor perceber a importância de propiciar ao aluno, principalmente, aqueles oriundos de um meio social menos favorecido, o acesso a uma língua de prestígio, não deixando, no entanto de respeitar a língua adquirida no meio social e familiar.
Cabe a escola contribuir para que a criança aprenda a interagir oralmente de acordo com as regras de convivência dos diversos espaços sociais, já que em muitos casos isso só será oportunizado a ele no ambiente escolar.

Autora: Ana Paula Patente.

A leitura, a escrita e a oralidade fazem parte do nosso cotidiano de forma articulada levando a alcançar a condição de letrado e progredindo para o uso social da escrita e da leitura.
 A alfabetização se torna completa quando conseguimos aliar esses conhecimentos com atividades práticas e cotidianas, assim o aprendizado das letras tem um significado. É importante alfabetizar letrando, ensinando a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita.

Aluna: Regina Maria Freitas Barauce


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