Plano fundo



....

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Como “ensinar” a criança a gostar de ler


- Além do prazer de entrar em um mundo imaginário, a leitura iniciada na infância pode ser a chave para um bom aprendizado escolar.
-  Familiarize a criança com os livros. Deixe que desde os primeiros meses de vida ela entre em contato com eles, tocando-os e sentindo sua textura. Nesta etapa, escolha livros de tecido, plástico ou outros materiais resistentes.
- Contar história é o primeiro passo para a conquista de um novo leitor. Se ouvir histórias com temas atraentes, a criança pedirá outros livros para que alguém leia para ela e, mais tarde, para que ela mesma os leia
- Destine um tempo para a leitura em família e faça desse espaço um lugar de encontro e de comunicação. Leia em voz alta, tente dramatizar a leitura identificando os diálogos com os personagens da história.
-No início, escolha histórias que você goste, mas depois deixe que as crianças façam sua própria escolha.
- Não espere que logo nos primeiros dias a criança fique atenta. Por isso, invente formas de tornar a leitura divertida e brincar com os livros.
- É sabido que as crianças seguem exemplos. Se virem seus pais lendo, farão o mesmo.
- Outra maneira de ler, principalmente se a criança está em idade pré- escolar, são os livros só de ilustrações para que criem suas próprias histórias. Posteriormente, dê livros com ilustrações e textos breves, com letras grandes, para facilitar a aprendizagem da leitura.
- Quando ela aprender a ler, estimule-a a fazê-la em voz alta. Não a interrompa a não ser que ela peça ajuda.
- Responda suas perguntas e explique o significado das palavras
procurando a resposta no próprio livro.
- Assim a criança aprende que é importante fazer consulta enquanto se lê.
- A partir do momento em que a criança já está lendo, com alguma habilidade, é importante acostumá-la a ler em silêncio.
- Na medida em que ela cresce e adquire o gosto pela leitura, deixe à sua disposição livros com menos ilustrações e mais textos, tendo sempre
o cuidado de escolher temas adequados para a sua idade.
- Nunca associe o ato de ler a uma obrigação e menos ainda a um castigo, o que poderá afastá-la da leitura por muitos anos.
- E importante ensiná-la a apreciar e cuidar de seus livros. Dê livros de presente.
- As atividades culturais são uma outra forma de leitura. Leve as crianças
para museus, galerias de arte, jardim zoológico e para assistir peças de teatro infantil. Isso trará novos interesses e vocês poderão conversar e ler sobre o que viram.
- Estimule a visita a bibliotecas.
- Ao sair de viagem ou quando for a um lugar que tenha que esperar como médico, dentista e outros, leve livros para entreter as crianças durante o  tempo em que estiverem ociosas.
Fonte:

Como “ensinar” a criança a gostar de ler. Disponível através do site:

Cursista:  Ágatha Helmann

Um comentário:

  1. Ágatha, as tuas sugestões para desenvolver o gosto pela leitura, são atitudes simples,prazerosas, que não só contribui para a formação de leitores, mas são momentos de lazer para a família, o que estabelece vínculo afetivo, confiança e respeito.
    Abraços
    Vera Tauffer

    ResponderExcluir