Plano fundo



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segunda-feira, 9 de abril de 2012

DIÁRIO

Palmeira, 02 de abril de 2012.

Por volta das 18h e 30 min, iniciamos nosso curso, satisfatoriamente, pois fomos presenteadas pelo coelhinho da Páscoa.


Como de costume, realizamos a leitura do diário do Blog e posteriormente foram expostas as "receitas de alfabetização" criadas por nós professoras.

Aqui vai a "Receita de ALfabetização segundo a Prof. Elaine

Ingredientes:
Planejamento
Criança, professor, brincadeira.
Prazer em ensinar e aprender.
Ambiente agradável, muitas letras, palavras...
Curiosidade, diálogo, carinho e atenção.
Diversidade de materiariais:
Rótulos, revistas, embalagens, jornais, placas, anúncios, propagandas, folders... fontes inesgotáveis de informações e aprendizagens.
Músicas, cantigas de roda, poesias, contos, lendas, fábulas.
Disposição, paciência e respeito ao tempo...
O tempo de aprender de cada um.

Modo de fazer:
Crie uma rotina, as crianças necessitam dela para aprender a se organizar.
Explore ambientes além da sala de aula.
Instigue sua imaginação utilizando textos verbais e não verbais.
Participe de cursos para fundamentar sua prática.
Passe por constantes processos de reciclagem, pois como sabemos, necessitamos acompanhar a evolução do mundo.
Com segurança e apoio institucional e familiar inicie seu trabalho de maneira contextualizada, buscando suprir as reais necessidades de seus alunos.

Rendimento: Uma sociedade participativa.



Ensino da Língua Escrita - Concepção interacionista.

Ao apropriar-se da escrita a criança precisa entender seu significado em diferentes contextos. Por isso, o ponto de partida do nosso trabalho são os diferentes gêneros textuas, textos socialmente produzidos que fazem parte do cotidiano da sociedade.
Há uma riquesa e uma diversidade de gêneros textuais, podendo citar:
- Acadêmicos
- Científico
- Comercial
- Escolar
- Jornalístico
- Político
- Publicitário
- Econômico
- Familiar
Enfim, todos os gêneros que circulam na sociedade.
O importante no trabalho com os gêneros textuais é observar a realidade em que a escola está inserida, as necessidades dos alunos de acordo com sua realidade.


Gênero tem interação... Está em um contexto...



Concepções de Escrita

Devemos considerar que a criança é um ser pensante que interage socialmente, dessa maneira é importante considerar a escrita como um processo contínuo de ensino aprendizagem em que há reais necessidades para escrever.

Para o trabalho com produção de texto é importante esclarecer:

- Quem escreve, para quê, por quê, o gênero que será utilizado e como será a circulação desse texto até chegar ao destinatário.
Enfim, o aluno deve estar preparado e orientado para produzir um texto contextualizado, com finalidade e respeitando seus interesses.

Quanto ao gênero, este necessita ser trabalhado, conhecido, construido coletivamente e revisado, oferecendo bases para o trabalho do aluno e sua segurança em escrever.



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IMPORTANTE DIFERENICAR NOS TEXTOS

TIPO  
 (narração, descrição, exposição, instrucional)

GÊNERO
 (Texto)    
                    
SUPORTE
 (Base para o texto, material que permite a circulação do gênero)


                        


"Há mais coisas entre o céu e a terra que sonha a nossa vã filosofia"  
                                                                                                      Machado de Assis


Elaine Gonçalves Borghetti

                                                                                             



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