Plano fundo



....

sábado, 21 de abril de 2012

Diário do encontro 10/04/12





             Neste dia 10 de abril, começamos nosso estudo com as reflexões realizadas sobre o artigo da Telma Weisz, especialista em alfabetização, sobre “Os analfabetos funcionais são fruto de uma escola que produz não-leitores” destacando a importância de ler e redigir bons textos e que a aquisição do sistema de escrita não se esgota nos três primeiros anos do ensino fundamental, estamos constantemente nos letrando.

             Em seguida trabalhamos a unidade II – As capacidades linguísticas da alfabetização, percebendo a importância dos processos na aquisição do nosso sistema de escrita, as capacidades linguísticas de ler e escrever e os eixos necessários para a aquisição da língua escrita (Compreensão e valorização da cultura escrita; Apropriação no sistema de escrita; Leitura; Produção de textos escritos e Desenvolvimento da oralidade).

            O estudo desta unidade nos permite conhecer as capacidades linguísticas que as crianças deverão desenvolver gradualmente, claro que respeitando suas potencialidades e possibilidades a ela oferecidas.


            A proposta de atividade para ser realizada durante a semana era a construção de um alfabeto e uma sondagem do nível de escrita com aluno em início de alfabetização.

                                                                  (Eliane Bach Maksemiv)



Nenhum comentário:

Postar um comentário