Neste dia 10
de abril, começamos nosso estudo com as reflexões realizadas sobre o artigo da
Telma Weisz, especialista em alfabetização, sobre “Os analfabetos funcionais
são fruto de uma escola que produz não-leitores” destacando a importância
de ler e redigir bons textos e que a aquisição do sistema de escrita não se
esgota nos três primeiros anos do ensino fundamental, estamos constantemente nos
letrando.
Em seguida
trabalhamos a unidade II – As capacidades linguísticas da alfabetização,
percebendo a importância dos processos na aquisição do nosso sistema de
escrita, as capacidades linguísticas de ler e escrever e os eixos necessários
para a aquisição da língua escrita (Compreensão e valorização da cultura
escrita; Apropriação no sistema de escrita; Leitura; Produção de textos
escritos e Desenvolvimento da oralidade).
O estudo desta
unidade nos permite conhecer as capacidades linguísticas que as crianças
deverão desenvolver gradualmente, claro que respeitando suas potencialidades e possibilidades
a ela oferecidas.
A
proposta de atividade para ser realizada durante a semana era a construção de
um alfabeto e uma sondagem do nível de escrita com aluno em início de
alfabetização.
(Eliane Bach Maksemiv)
Nenhum comentário:
Postar um comentário