Plano fundo



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segunda-feira, 30 de abril de 2012

Situações de leitura para que os alunos se tornem leitores interessados e competentes.


A leitura é um dos principais instrumentos que faz com que os indivíduos se tornem aptos a decifrar os signos do mundo em que vivem, integrando-se ativa e harmoniosamente nesse universo.
A escola assume a responsabilidade de aperfeiçoar a leitura na criança, de modo a garantir-lhe o domínio de uma prática cuja finalidade não se esgota em si mesma. Sabemos que o processo de formação do leitor é contínuo e interminável
           1- Desde a primeira infância é fundamental que os pais leiam histórias, contos de fadas, livros e gibis para seus filhos. Este hábito pode e deve ser incentivado: dê a eles livros de presente. Assim, a família estará contribuindo nesse processo.
    2- É interessante instigar a criança, à curiosidade pela fantasia, por histórias, adaptadas ou não, tanto faz, o importante é contá-las ou lê-las. Casos ocorridos, lembranças de vida, “causos” passados de geração a geração, tudo é válido.
3- As pessoas vão aprender primeiramente pela imitação, ao ver outros realizando alguma atividade. Daí a importância do professor demonstrar o seu amor pela leitura dentro da sala de aula.
4- Ao ler ou contar histórias, é importante haver desenvoltura, entusiasmo, conhecimento literário, domínio de matéria e conteúdos são características fundamentais para o professor que pretenda ser ativo na formação de leitores.
5- Ir à biblioteca todos os dias (o ano todo). A leitura diária e empréstimos de livros acompanhados pelo professor, porém dando prioridade da leitura de livre escolha pelos alunos.
6- Criação de um espaço específico para leitura na escola. Um clima agradável e lugar calmo que desafie as crianças, ao mesmo tempo que lhes dê oportunidade de se colocar com entusiasmo perante o que está sendo lido.
7- Que as leituras (textos, histórias...) sejam adequadas à idade dos alunos a que se destinam.
8- Conte histórias em voz alta.
9- Através dos comentários, tais como: “amei este livro”, “essa história é muito legal”, “esse livro é muito doido”, dentre outros tantos, e mesmos os pequenos relatos dos alunos sobre leituras lidas, incentivam outros colegas a também fazerem aquela leitura.
10- Enfim, utilize a leitura como fonte de prazer e informação, ampliando o repertório dos alunos com diferentes gêneros de textos, autores, ilustradores e recursos da linguagem escrita, e construindo uma história de leitor.
A leitura é considerada um processo interativo. Portanto, é fundamental despertar na criança o desejo de interagir com um autor distante por meio do texto escrito.
 Não é obrigando o aluno a ler determinado livro que ele vai adquirir o hábito de ler!
Vera Tauffer

sábado, 28 de abril de 2012

Sugestões de Jogos para Alfabetização ...

JOGO DE RIMAS

Leva a criança a conhecer vários tipos de palavras que rimam entre si
- Material: Lápis, papel e relógio
- Como executar: O professor proporá as crianças que escrevam o maior número de palavras quetenham o mesmo som final (ex. balão, pavão, botão etc. )Este jogo poderá ser individual ou em grupo.O professor dará um tempo para as crianças terminarem a tarefa minutos.No final a criança ou grupo, irá ler as palavras que conseguiram escrever.Vence quem conseguir o maior número de palavras.

A PALAVRA É...

- Material: Rótulos de produtos, fichas com palavras recortadas de jornais e revistas ou palavras que fazem parte do conhecimento da criança.
- Como jogar:Colocar dentro de uma sacola, envelope ou caixa o rol de palavras significativas.O aluno retira uma palavra e lê em voz alta. Ganha quem conseguir ler mais palavras.

BINGO DE PALAVRAS

- Material: cartela com palavras contextualizadas em sala de aula (nomes de pessoas, animais,frutas, flores, brinquedos, etc.).
- Como jogar:Cada criança recebe uma cartela do bingo com nomes diversificados.Colocar em uma sacola cartões com as letras do alfabeto.Sortear uma letra. Quem tiver na cartela a letra sorteada vai marcando comtampinhas ou sementes. Vence quem primeiro preencher a cartela.

ELIANE MAYER KAPP

10 DICAS PARA SER UM BOM LEITOR

-Você dar o exemplo e ler na frente das crianças.
-Ler em voz alta para a criança, diariamente do nascimento até os seis meses de idade.
-Para começar use livros ilustrados e com poucas palavras aponte para as figuras e diga  o    nome.
-Visite com freqüência uma biblioteca mesmo quando a criança for  ainda pequena.
-Deixar as crianças terem contato com os diversos tipos de leitura.
-Contar histórias para as criança.
-Brincar com teatros , fantasias, buscando a representação dos textos lidos.
-Ser um bom contador de historias, pois as crianças se encantam com  a entonação de sua voz,os gestos que faz, as caras e bocas, os risos e choros, tudo aquilo que traz emoção para o momento.
-fichas de leitura.
-trabalhos de pesquisa.

ELIANE MAYER KAPP

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Jogo de Alfabetização

               O jogo de alfabetização sugerido são as cartelas temáticas.
               É uma atividade simples que oportuniza aos alunos pensarem na organização das letras para escreverem as palavras.
              Qualquer criança independente do nível de escrita que se encontre, pode jogar.
              O interessante é usar apenas as letras que formam cada palavra, para aqueles que  não estão no nível alfabetico. Dessa forma, é possível perceber a quantidade de letras que são necessárias para escrevê-las.
              Quando a criança já estiver num nível mais avançado de escrita, o objetivo do jogo será para o dominio das dificuldades ortográficas.




              
             Vera Tauffer





             

terça-feira, 24 de abril de 2012

Tarefa 24 de abril 2012 - Importância da leitura

Atividade do 5o encontro - 24 de abril de 2012
Como devemos encaminhar situações de leitura para que os alunos se tornem leitores interessados e competentes? Enumere pelo menos 10 aspectos que você considera importante para fomentar a leitura.

IMPORTANTE
FAZER A POSTAGEM PORÉM TODAS AS CURSISTAS DEVEM FAZER O REGISTRO NO PORTFÓLIO TAMBÉM.

sábado, 21 de abril de 2012

Diário do encontro 10/04/12





             Neste dia 10 de abril, começamos nosso estudo com as reflexões realizadas sobre o artigo da Telma Weisz, especialista em alfabetização, sobre “Os analfabetos funcionais são fruto de uma escola que produz não-leitores” destacando a importância de ler e redigir bons textos e que a aquisição do sistema de escrita não se esgota nos três primeiros anos do ensino fundamental, estamos constantemente nos letrando.

             Em seguida trabalhamos a unidade II – As capacidades linguísticas da alfabetização, percebendo a importância dos processos na aquisição do nosso sistema de escrita, as capacidades linguísticas de ler e escrever e os eixos necessários para a aquisição da língua escrita (Compreensão e valorização da cultura escrita; Apropriação no sistema de escrita; Leitura; Produção de textos escritos e Desenvolvimento da oralidade).

            O estudo desta unidade nos permite conhecer as capacidades linguísticas que as crianças deverão desenvolver gradualmente, claro que respeitando suas potencialidades e possibilidades a ela oferecidas.


            A proposta de atividade para ser realizada durante a semana era a construção de um alfabeto e uma sondagem do nível de escrita com aluno em início de alfabetização.

                                                                  (Eliane Bach Maksemiv)



terça-feira, 10 de abril de 2012

Sorteio no blog...

Este é um sorteio que farei para todas as minhas cursistas do Pró-Letramento...
Para participar do sorteio, cada uma  tem que inserir um comentário nesta postagem, avaliando o curso até o momento, pontos positivos, negativos, sugestões para que nossos encontros sejam ainda melhores... 
Olha o que você pode ganhar!!!
O sorteio será dia 24 de abril, nosso quinto encontro, quem postar comentário está concorrendo!
Grande abraço...
Karine

Receita de Alfabetização - Ágatha Helmann

Minha receita de Alfabetização
Pegue uma criança de seis anos, dê um pouco de carinho e uma pitada de confiança para que ela se sinta segura. Em um ambiente calmo, tranquilo e aconchegante, misture vários tipos de mídia mostrando a escrita, ou seja: umas duas revistas, um jornal, três ou mais livros de literatura infantis. Com uma porção de paciência e carinho, misture sua interação com ela e deixe-a explorar esses diversos materiais, juntando também vários lápis de pintar, duas imagens para colorir, vinte e quatro letras do alfabeto em eva ou em qualquer outro tipo de material. Misture mais alguns numerais. Ao final dessa processo o aprendizado estará crescido e pronto para o mundo que a espera.
Ágatha Helmann
Pró Letramento - 2012

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Sugestão de leitura

Sandra Bozza
Clique no link para ler o texto.
Karine

RECEITA DE ALFABETIZAÇÃO DA PROFESSORA ELENICE


RECEITA DE ALFABETIZAÇÃO DA PROFESSORA ELENICE

INGREDIENTES BÁSICOS:

1 porção de crianças bem dispostas
1 professora dedicada
2 medida de paciência
1 medidas de comprometimento
1 cálice de desafio.
Muito amor e Criatividade a vontade

PARA REGAR:
Suco de, alegria, entusiasmo, prazer e afetividade.

RECHEIO:
Vários tipos de textos, brinquedos e brincadeiras.

MODO DE FAZER
Coloque os ingredientes básicos dentro de uma sala de aula, se possível grande e bonita. Misture bem. Para tomar consistência vai regando com   suco da alegria, entusiasmo, prazer e afetividade. Não se preocupe se a massa ficar meio heterogênea, é assim mesmo.
Acrescente os recheios, quanto mais variados melhor, porém selecione bem, utilize os mais sadios e da época certa para que não fique azedo.
Durante o preparo, não utilize formas, modele, para que não fiquem todos iguais o quanto mais diferente mais gostoso fica e a aparência fica melhor.
Não tenha pressa, faça devagar mas sem parar, prepare em ambiente aquecido por muito respeito, carinho e afeto, assim com certeza ficará surpreendido com o resultado.
Sirva acompanhado com uma boa dose de satisfação.

 TEMPO DE PREPARO: Um ano letivo, porém poderá levar mais tempo, depende da qualidade dos produtos.


PRÓ-LETRAMENTO 2012.
ELENICE DA CRUZ GONÇALVES.

O coelhinho apareceu no Pró Letramento



DIÁRIO

Palmeira, 02 de abril de 2012.

Por volta das 18h e 30 min, iniciamos nosso curso, satisfatoriamente, pois fomos presenteadas pelo coelhinho da Páscoa.


Como de costume, realizamos a leitura do diário do Blog e posteriormente foram expostas as "receitas de alfabetização" criadas por nós professoras.

Aqui vai a "Receita de ALfabetização segundo a Prof. Elaine

Ingredientes:
Planejamento
Criança, professor, brincadeira.
Prazer em ensinar e aprender.
Ambiente agradável, muitas letras, palavras...
Curiosidade, diálogo, carinho e atenção.
Diversidade de materiariais:
Rótulos, revistas, embalagens, jornais, placas, anúncios, propagandas, folders... fontes inesgotáveis de informações e aprendizagens.
Músicas, cantigas de roda, poesias, contos, lendas, fábulas.
Disposição, paciência e respeito ao tempo...
O tempo de aprender de cada um.

Modo de fazer:
Crie uma rotina, as crianças necessitam dela para aprender a se organizar.
Explore ambientes além da sala de aula.
Instigue sua imaginação utilizando textos verbais e não verbais.
Participe de cursos para fundamentar sua prática.
Passe por constantes processos de reciclagem, pois como sabemos, necessitamos acompanhar a evolução do mundo.
Com segurança e apoio institucional e familiar inicie seu trabalho de maneira contextualizada, buscando suprir as reais necessidades de seus alunos.

Rendimento: Uma sociedade participativa.



Ensino da Língua Escrita - Concepção interacionista.

Ao apropriar-se da escrita a criança precisa entender seu significado em diferentes contextos. Por isso, o ponto de partida do nosso trabalho são os diferentes gêneros textuas, textos socialmente produzidos que fazem parte do cotidiano da sociedade.
Há uma riquesa e uma diversidade de gêneros textuais, podendo citar:
- Acadêmicos
- Científico
- Comercial
- Escolar
- Jornalístico
- Político
- Publicitário
- Econômico
- Familiar
Enfim, todos os gêneros que circulam na sociedade.
O importante no trabalho com os gêneros textuais é observar a realidade em que a escola está inserida, as necessidades dos alunos de acordo com sua realidade.


Gênero tem interação... Está em um contexto...



Concepções de Escrita

Devemos considerar que a criança é um ser pensante que interage socialmente, dessa maneira é importante considerar a escrita como um processo contínuo de ensino aprendizagem em que há reais necessidades para escrever.

Para o trabalho com produção de texto é importante esclarecer:

- Quem escreve, para quê, por quê, o gênero que será utilizado e como será a circulação desse texto até chegar ao destinatário.
Enfim, o aluno deve estar preparado e orientado para produzir um texto contextualizado, com finalidade e respeitando seus interesses.

Quanto ao gênero, este necessita ser trabalhado, conhecido, construido coletivamente e revisado, oferecendo bases para o trabalho do aluno e sua segurança em escrever.



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IMPORTANTE DIFERENICAR NOS TEXTOS

TIPO  
 (narração, descrição, exposição, instrucional)

GÊNERO
 (Texto)    
                    
SUPORTE
 (Base para o texto, material que permite a circulação do gênero)


                        


"Há mais coisas entre o céu e a terra que sonha a nossa vã filosofia"  
                                                                                                      Machado de Assis


Elaine Gonçalves Borghetti

                                                                                             



domingo, 8 de abril de 2012

Receita de alfabetização - Eliane M. Kapp

Ao chegar em sua sala observe todos os seus alunos e pense que um é diferente do outro e o seu tempo de aprendizagem também.
Deixe eles manusearem os vários tipos de leituras: jornais, revistas, livros, gibis etc... Deixe as crianças cortarem diferentes tipos de letras e ir tentando montar palavrinhas. Procure ensinar usando vários métodos, não se prenda a um só, pois tem criança que vai aprender com este método, outra com aquele e assim sucessivamente. E você verá que em pouco tempo seus alunos estarão dominando a leitura e a escrita.

sábado, 7 de abril de 2012

Sugestão de filme


Queridas cursistas... Lembram do filme que indiquei a vocês? Fica aqui a dica...
Vejam o trailer do filme:



A trilha sonora do filme é excepcional... Mas esta música é MARAVILHOSA!
 Veja e tire suas conclusões!



Alfabeto da amizade

Adorei esse alfabeto!!!!
Quero compartilhar com vocês minhas amigas. Beijos!
Recados e Imagens - Amizade - Orkut

RECEITA DE ALFABETIZAÇÃO / ELIANE MAKSEMIV

Ingredientes:
1 turma de alunos
1 professora
1 cartilha
Vários cartazes com imagens e sílabas
1 caderno de linha
1 caderno de caligrafia
Várias frases
Vários pequenos textos

Modo de fazer:
               Pegue os alunos, coloque-os em uma carteira, entregue-lhes uma cartilha. Apresente um cartaz com a letra que vai ser ensinada. Junto com o aluno(os), forme palavras com as sílabas apresentadas e em seguida, dê-lhes o caderno para que seja feita cópia das sílabas e das palavras. Pode ser tanto no caderno de linhas como no de caligrafia, fique atento no traçado para que seja correto.
                Tome leitura diariamente.
                Repita esse processo com todas as letras do alfabeto e  com as dificuldades ortográficas.
                No final do ano seu aluno estará lendo e escrevendo o que você pedir.


                                                              ( Eliane Maksemiv - Pró - Letramento 2012)

terça-feira, 3 de abril de 2012

Minha receita de alfabetização - Adriana da Cruz Evangelista

Ingredientes

-  mínimo de 10 crianças;
- 1 sala aconchegante
-  Paciência em abundancia
-  Criatividade sem medida
-  Muitas doses de amor
- sorriso no rosto
- livros infantis ao alcance de todos

Modo de fazer
Misture a criatividade e a paciência para ornamentar a sala de aula, deixando-a bem aconchegante. Logo em seguida, coloque um sorriso no rosto e siga com as crianças até a sala.
Mexa bastante a criança  para descobrir o que ela já sabe. Use o resultado para planejar suas aulas.
Ponha a criança para descansar em um molho de alfabetização sem pressa e com bastante carinho. Aos poucos ela irá mostrando avanços.
Se isso não acontecer, não se desespere; acrescente à receita novos ingredientes, como: alfabeto ilustrado, listas, recontos e etc.
Para o recheio, use livros infantis contando histórias todos os dias. Coloque a imaginação da criança para ferver pelo menos 15 minutos por dia. Isso a deixará com gosto de quero mais.


Adriana da Cruz Evangelista

Receita de alfabetização - Vera Tauffer

Minha receita de alfabetização

Ingredientes:
· Crianças, sem distinção de idade, cor, raça, religião ou classe social, jovens e adultos.
· Professor com disposição e bem remunerado;
· Um ambiente com estímulos visuais;
· Jogos e músicas;
· Muitos livros, gibis, revistas, rótulos entre outros materiais do gênero;
· Materiais como: lápis, giz, tinta, tesoura, cola, pincéis..
· Planejamento.

Recheio:
Relação harmoniosa entre professor e alunos, misturado com atividades prazerosas.

Modo de fazer:
Primeiro o professor alfabetizador deve ter consciência de sua função e gostar daquilo que se propôs a fazer.
Seu trabalho precisa ser planejado e realizado com muito amor e dedicação, misturado com confiança, paciência, responsabilidade, organização, criatividade e disciplina.
Em uma sala limpa e aconchegante é preciso brincar, cantar, observar, estimular, perguntar, responder, questionar, escutar, explorar, participar, auxiliar, valorizar, incentivar e avaliar.
Coloque essas ações em prática, pois são importantes e indispensáveis no processo da alfabetização.
Descasque e pique todos os desafios, obstáculos e inseguranças com a faca da boa vontade.
Aqueça as explicações com carinho, e dissolva suas ações com determinação. Depois, divida atenção a todos e mexa sem parar com diversos tipos de textos, criando hábitos de leitura e proporcionando condições de aprendizagem.
Reserve um pouco de sua paciência para aqueles alunos agitados ou com dificuldades, e vá aos poucos derramando pequenas quantidades de conhecimentos, até conseguirem desenvolver suas capacidades.
Quando as idéias dos alunos começarem a borbulhar, é só deixar ferver, pois é sinal que o teu trabalho diário e intenso deu resultado.

Vera Tauffer
01/04/12

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Sugestão de leitura

A revista Nova Escola do Mês Abril, traz uma reportagem enfocando a ALFABETIZAÇÃO, além de uma entrevista com Telma Weisz, sobre o analfabetismo funcional e sobre a produção de alunos não-leitores e não-escritores na escola.
Na reportagem principal, discute a articulação de práticas de leitura e produção de texto, a partir das hipóteses de escrita dos alunos e propõe estratégias que auxiliam os alunos a avançar em seu conhecimento sobre a língua.