Diário – 29 de maio de 2012
Cursista: Ágatha Helmann
Em nosso nono encontro a
professora Karine de início fez a leitura do diário do encontro anterior feito
pela cursista Kellen.
Para descontrair ouvimos a
leitura do livro “Quem soltou um pum?”. Em seguida fizemos uma discussão sobre
o texto da autora Ângela Mari Gusso, Ensino Fundamental de nove anos – Orientações
pedagógicas para os anos iniciais. (páginas 135 a 150).
Outro livro interessante foi
lido pela professora Karine “A pequena topeira que queria saber quem tinha
feito cocô na sua cabeça”.
Do filme assistido Lif Ted da
Pixar produções pudemos concluir como é difícil o início da aprendizagem de uma
criança até conseguir ler. Toda criança precisa de um professor que ensine as
letras, os números..., ou seja ela não aprende sozinha.
Passamos então a estudar:
·
Possibilidades de avaliação da aprendizagem bem
como as Fichas que servem de auxílio aos professores, devem ser definidas pelos professores no âmbito
da escola, adequando ao nível de elaboração dos projetos curriculares e das
reflexões sobre práticas pedagógicas desenvolvidas. Para entender melhor
passamos para o livro de Alfabetização e Linguagem as páginas 16 e 17 do fascículo
2.
·
Avaliação das capacidades relacionadas à
alfabetização: o professor a partir do desempenho dos seus alunos deve fazer
registros sobre os níveis de capacidade de cada aluno e também registrar comentários
descritivos de cada aluno. A partir desses registros á três possibilidades para
análise: nível 1- capacidades ainda não desenvolvidas; nível 2- capacidades em
desenvolvimento (domínio parcial ou transição de níveis) e nível 3- capacidades
já desenvolvidas pelos alunos.
·
Estratégias para avaliação do trabalho realizado
na escola: é responsabilidade de todos os profissionais da escola a criação de
um espaço coletivo para discussão e análise dos problemas de aprendizagem dos
alunos, bem como a elaboração conjunta de planejamentos, a partir de avaliações
diagnósticas e de metas estabelecidas quanto às capacidades esperadas em cada
patamar de aprendizagem. Este item pode ser mais bem entendido as páginas 19 a
22 do livro de Alfabetização e Linguagem – fascículo 2.
Ágatha
Helmann
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