Plano fundo



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terça-feira, 5 de junho de 2012


Diário – 29 de maio de 2012
Cursista:  Ágatha Helmann

Em nosso nono encontro a professora Karine de início fez a leitura do diário do encontro anterior feito pela cursista Kellen.
Para descontrair ouvimos a leitura do livro “Quem soltou um pum?”. Em seguida fizemos uma discussão sobre o texto da autora Ângela Mari Gusso, Ensino Fundamental de nove anos – Orientações pedagógicas para os anos iniciais. (páginas 135 a 150).
Outro livro interessante foi lido pela professora Karine “A pequena topeira que queria saber quem tinha feito cocô na sua cabeça”.
Do filme assistido Lif Ted da Pixar produções pudemos concluir como é difícil o início da aprendizagem de uma criança até conseguir ler. Toda criança precisa de um professor que ensine as letras, os números..., ou seja ela não aprende sozinha.
Passamos então a estudar:
·        Possibilidades de avaliação da aprendizagem bem como as Fichas que servem de auxílio aos professores,  devem ser definidas pelos professores no âmbito da escola, adequando ao nível de elaboração dos projetos curriculares e das reflexões sobre práticas pedagógicas desenvolvidas. Para entender melhor passamos para o livro de Alfabetização e Linguagem as páginas 16 e 17 do fascículo 2.
·        Avaliação das capacidades relacionadas à alfabetização: o professor a partir do desempenho dos seus alunos deve fazer registros sobre os níveis de capacidade de cada aluno e também registrar comentários descritivos de cada aluno. A partir desses registros á três possibilidades para análise: nível 1- capacidades ainda não desenvolvidas; nível 2- capacidades em desenvolvimento (domínio parcial ou transição de níveis) e nível 3- capacidades já desenvolvidas pelos alunos.
·        Estratégias para avaliação do trabalho realizado na escola: é responsabilidade de todos os profissionais da escola a criação de um espaço coletivo para discussão e análise dos problemas de aprendizagem dos alunos, bem como a elaboração conjunta de planejamentos, a partir de avaliações diagnósticas e de metas estabelecidas quanto às capacidades esperadas em cada patamar de aprendizagem. Este item pode ser mais bem entendido as páginas 19 a 22 do livro de Alfabetização e Linguagem – fascículo 2.

Ágatha Helmann

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