Plano fundo



....

domingo, 17 de junho de 2012

Diário - Livro didático


                                      DIÁRIO 12/06/12

       ELIANE MAYER KAPP

                            ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO





         O Curso pró letramento do dia 12 iniciou com uma atividade descontraída e bem propícia para a data. Montar um quebra-cabeça em forma de coração.
         Mas o assunto mesmo do dia foi a escolha do livro didático. As professoras estavam muito interessadas e animadas para receber as informações muito valiosas  de como escolher o melhor livro “POIS NÃO É UMA TAREFA FÁCIL”.
         Existem vários critérios a ser avaliados para uma boa escolha do livro didático:

ORALIDADE
           Se o livro favorece o uso da linguagem oral para interação em sala de aula, como mecanismo de ensino-aprendizagem.
           Explora as diferenças e semelhanças que se estabelece entre a linguagem oral e a escrita e entre as diversas variantes (registros, dialetos que nela se apresentam).
          Propicia o desenvolvimento das capacidades envolvidas nos usos da linguagem oral próprios de situações formais e/ou públicas.
          Os conceitos e informações básicas são suficientemente claros para o seu aluno.
          A unidade em análise mobiliza e desenvolve diversas capacidades e competências envolvidas na proficiência oral.

ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL
          Está relacionado a situações de uso da linguagem.
          Está articulado a atividades de leitura e produção de textos.
          Explora  satisfatoriamente a pauta sonora do português e os recursos correspondentes da escrita alfabética.
         Promove a reflexão e propicia a construção e sistematização dos conhecimentos abordados.
         Os conceitos eventualmente utilizados nos comandos e instruções são explicados com clareza suficiente para o seu aluno.
         A unidade em análise mobiliza e desenvolve diversas capacidades e competências envolvidas na reflexão sobre a língua e a linguagem, assim como na construção de conhecimentos lingüísticos.
       A produção escrita é uma atividade motivada permitindo aos alunos elaborarem um texto para alcançar algum objetivo?

       GÊNEROS TEXTUAIS
      A exploração dos gêneros é satisfatória?
      Quantidade ou Qualidade?
      Que tipo de atividades são propostas no encaminhamento do estudo dos textos na coleção?
      Que atividades você considera importante porém estão ausentes?
      Os gêneros previstos na obra são textos autênticos, integrais na medida do possível.
      A obra traz em seu conteúdo exemplos de autores representativos da literatura com a preocupação da formação do leitor literário?
      Os textos presentes na obra favorecem o desenvolvimento de estratégias diversificadas de leitura?

       MANUAL DO PROFESSOR
      Traz contribuições objetivas para a atuação do docente em sala de aula.
      Apresenta orientações de planejamento e avaliação que contribuam significativamente para desenvolvimento da proposta pedagógica.
      Traz sugestões de atividades e recursos adicionais que ampliam o trabalho a ser desenvolvido.
      Fornece subsídios para a atualização e a formação do professor tais como bibliografias básicas, sugestões de leitura suplementar, sugestões de integração com outras disciplinas ou de exploração de temas transversais, dentre outros.
      Com todas essas informações iremos mais preparadas para a Escolha dos Livros Didáticos. 

Um comentário:

  1. Eliane bacana sua postagem, e concordo com você quando diz que com todas essas informações estaremos mais preparados para a escolha dos Livros Didáticos.

    ResponderExcluir