DIÁRIO 12/06/12
ELIANE MAYER
KAPP
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO

O Curso pró letramento
do dia 12 iniciou com uma atividade descontraída e bem propícia para a data.
Montar um quebra-cabeça em forma de coração.
Mas o assunto
mesmo do dia foi a escolha do livro didático. As professoras estavam muito
interessadas e animadas para receber as informações muito valiosas de como escolher o melhor livro “POIS NÃO É
UMA TAREFA FÁCIL”.
Existem
vários critérios a ser avaliados para uma boa escolha do livro didático:
ORALIDADE
Se o livro
favorece o uso da linguagem oral para interação em sala de aula, como mecanismo
de ensino-aprendizagem.
Explora as
diferenças e semelhanças que se estabelece entre a linguagem oral e a escrita e
entre as diversas variantes (registros, dialetos que nela se apresentam).
Propicia o
desenvolvimento das capacidades envolvidas nos usos da linguagem oral próprios
de situações formais e/ou públicas.
Os conceitos
e informações básicas são suficientemente claros para o seu aluno.
A unidade em
análise mobiliza e desenvolve diversas capacidades e competências envolvidas na
proficiência oral.
ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL
Está
relacionado a situações de uso da linguagem.
Está
articulado a atividades de leitura e produção de textos.
Explora satisfatoriamente a pauta sonora do português
e os recursos correspondentes da escrita alfabética.
Promove a
reflexão e propicia a construção e sistematização dos conhecimentos abordados.
Os conceitos
eventualmente utilizados nos comandos e instruções são explicados com clareza
suficiente para o seu aluno.
A unidade em
análise mobiliza e desenvolve diversas capacidades e competências envolvidas na
reflexão sobre a língua e a linguagem, assim como na construção de
conhecimentos lingüísticos.
A produção
escrita é uma atividade motivada permitindo aos alunos elaborarem um texto para
alcançar algum objetivo?
GÊNEROS
TEXTUAIS
A exploração dos
gêneros é satisfatória?
Quantidade ou
Qualidade?
Que tipo de atividades são propostas no
encaminhamento do estudo dos textos na coleção?
Que atividades
você considera importante porém estão ausentes?
Os gêneros
previstos na obra são textos autênticos, integrais na medida do possível.
A obra traz em seu conteúdo exemplos de
autores representativos da literatura com a preocupação da formação do leitor
literário?
Os textos
presentes na obra favorecem o desenvolvimento de estratégias diversificadas de
leitura?
MANUAL DO PROFESSOR
Traz
contribuições objetivas para a atuação do docente em sala de aula.
Apresenta
orientações de planejamento e avaliação que contribuam significativamente para
desenvolvimento da proposta pedagógica.
Traz sugestões
de atividades e recursos adicionais que ampliam o trabalho a ser desenvolvido.
Fornece
subsídios para a atualização e a formação do professor tais como bibliografias
básicas, sugestões de leitura suplementar, sugestões de integração com outras
disciplinas ou de exploração de temas transversais, dentre outros.
Com todas essas
informações iremos mais preparadas para a Escolha dos Livros Didáticos.
Eliane bacana sua postagem, e concordo com você quando diz que com todas essas informações estaremos mais preparados para a escolha dos Livros Didáticos.
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