17º
ENCONTRO
Iniciamos o encontro assistindo um vídeo: “A maior flor do mundo”.
Em seguida, foi feita a socialização da pesquisa nas bibliotecas das escolas.
Discutimos sobre a situação em que as bibliotecas se encontram, como está o
acervo de livros dessas bibliotecas e como ela é utilizada. Passamos para a
leitura das unidades II e III do fascículo 4. Com relação à prática de leitura
na escola, conclui-se que para que nossos alunos se tornem leitores, é preciso
que a leitura comece a se tornar uma prática relacionada a esta dimensão também
na escola, pois é o ambiente em que os alunos terão contato com materiais e
ambiente de leitura.
“E se as histórias para crianças passassem a ser de
leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente
o que há tanto tempo têm andado a ensinar?”
(José Saramago)
SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM O
DICIONÁRIO:
• Produção de um dicionário
da classe
Depois de observarmos cuidadosamente a apresentação dos textos nos
dicionários, que tal criarmos um dicionário da turma, com os nomes das
crianças, relacionando-os em ordem alfabética? A turma poderia propor
descrições de natureza física e afetiva sobre os colegas para compor as
definições, por exemplo, incorporando etimologia, abreviações e outros
conceitos importantes.
• Ordem alfabética dos
nomes
Cada aluno escreve em um papel o nome de outro aluno da classe,
aquele que vem logo depois do seu na lista de chamada, sendo que o último da
chamada ficará encarregado de escrever o nome do primeiro. O(a) professor(a)
embaralha todos os nomes e depois solicita que os alunos coloquem os papéis em
ordem alfabética, colando-os numa cartolina para serem visualizados por todos.
Você tanto pode trabalhar com nomes inteiros, quanto com o primeiro ou o último
nome, e assim, com estas alternativas, pode repetir o jogo algumas vezes, de
maneira diferente.
• Jogo de adivinhação:
Cada grupo consulta o dicionário e escolhe uma palavra de uso
pouco frequente. Em seguida, registra no caderno uma definição extraída do
dicionário e uma outra inventada pelo grupo. Então, um grupo lê as duas
definições para o outro, que deve dizer qual a definição real e qual a
inventada. Afinal, além de consolidar os conceitos trabalhados, os jogos podem
tornar as aulas mais alegres e descontraídas.
• Jogo do começo
O (a) professor (a) leva para a classe diversos textos — anúncios,
jornais, cartazes e capas de revistas — e solicita aos alunos que encontrem as
palavras que começam com a letra A. Os alunos copiam as palavras começadas por
A no caderno e depois colocam em ordem alfabética. Em seguida, o (a) professor
(a) pede para encontrarem palavras que começam com a letra M, por exemplo, e
assim sucessivamente até completar todo o alfabeto.
• Campeonato de palavras ou
caça-palavras
O (a) professor (a) distribui diversos textos para os alunos,
divididos em grupos, e solicita que eles circulem todas as palavras difíceis.
Em seguida, cada grupo vai anotar os vários significados propostos para cada
uma das palavras circuladas. Depois, os grupos voltam aos textos para discutir
qual o significado que se aproxima do contexto em que a palavra foi utilizada.
Se houver discordâncias, o problema será resolvido numa plenária maior, com a
participação de toda a classe.
• Stop modificado
O aluno divide uma folha de papel em branco, em colunas verticais
com os seguintes nomes: flores, cores, frutas, meninos, meninas, cidades,
carros, etc.
Essa atividade também pode ser feita coletivamente no quadro-negro
desde o princípio ou no final para visualizar o resultado geral. Em seguida,
o(a) professor(a) sorteia uma letra do alfabeto e dá um tempo para cada aluno pensar
e escrever (5 minutos para cada letra sorteada), por exemplo a letra A:
Amor-perfeito (flor), Amarelo (cor), Abacate (fruta), Amauri (menino), Amélia
(menina), Adamantina (cidade) e Alfa Romeu (carro). Quem não conseguir
encontrar algum nome começado com A, deixa o local em branco. No final da
atividade, cada um soma sua pontuação (pode estipular 5 pontos para os nomes
repetidos e 10 pontos para os nomes que não se repetem na folha de outros
colegas). Depois de tudo finalizado, os alunos podem juntar todas as folhas
individuais e, juntos, organizarem todos os nomes encontrados em ordem
alfabética num grande mural.
Encerramos o encontro com as contações de histórias:
1) A sopa de
pedras. (vídeo)
2) Quando
nasce um monstro.
3) A galinha
ruiva.
4) O
gafanhoto e as formigas.
5) A lenda do
Saci-Pererê.
6) A vaca que
botou um ovo.
7) Maria vai
com as outras.
8) Feminina
de menina e masculino de menino.
Cursista: Kelly Cristina do Nascimento.
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