Plano fundo



....

domingo, 25 de março de 2012

Diário

Primeiro encontro - 20/03/12.
Rico em questionamentos, abordagens e reflexões sobre à arte de ensinar.
Objetivo: oferecer suporte para os professores para elevar a qualidade do ensino.
Leitura de poemas, história, mensagens e textos informativos.
Este é um programa de formação continuada para professores dos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental.
Troca de experiências, esclarecimento de dúvidas, exposições de idéias, tudo, para viabilizar a construção do conhecimento e estabelecer novas compreensões referentes ao ensino da leitura e da escrita.
Reflexões sobre notas do IDEB – analisar o contexto escolar.
Alfabetizar letrando é possível?
Métodos para ensinar ler e escrever? Qual é o mais eficaz?
Explicação dos conceitos sobre alfabetização e letramento.
Não há saber maior ou menor e sim saberes diferentes!
Trabalhar significativamente é a proposta ideal.
O que marcou do primeiro encontro: Não basta mais saber ler e escrever tão somente, é preciso saber fazer uso da leitura e da escrita. Hoje, saber ler e escrever de forma mecânica não garante a uma pessoa interação plena com os diferentes tipos de textos que circulam na sociedade. É preciso ser capaz de não apenas decodificar sons e letras, mas entender os significados e usos das palavras em diferentes contextos.

Aluna: Vera Tauffer

2 comentários: