Plano fundo



....

domingo, 17 de junho de 2012

Diário - Livro didático


                                      DIÁRIO 12/06/12

       ELIANE MAYER KAPP

                            ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO





         O Curso pró letramento do dia 12 iniciou com uma atividade descontraída e bem propícia para a data. Montar um quebra-cabeça em forma de coração.
         Mas o assunto mesmo do dia foi a escolha do livro didático. As professoras estavam muito interessadas e animadas para receber as informações muito valiosas  de como escolher o melhor livro “POIS NÃO É UMA TAREFA FÁCIL”.
         Existem vários critérios a ser avaliados para uma boa escolha do livro didático:

ORALIDADE
           Se o livro favorece o uso da linguagem oral para interação em sala de aula, como mecanismo de ensino-aprendizagem.
           Explora as diferenças e semelhanças que se estabelece entre a linguagem oral e a escrita e entre as diversas variantes (registros, dialetos que nela se apresentam).
          Propicia o desenvolvimento das capacidades envolvidas nos usos da linguagem oral próprios de situações formais e/ou públicas.
          Os conceitos e informações básicas são suficientemente claros para o seu aluno.
          A unidade em análise mobiliza e desenvolve diversas capacidades e competências envolvidas na proficiência oral.

ESCRITA/PRODUÇÃO TEXTUAL
          Está relacionado a situações de uso da linguagem.
          Está articulado a atividades de leitura e produção de textos.
          Explora  satisfatoriamente a pauta sonora do português e os recursos correspondentes da escrita alfabética.
         Promove a reflexão e propicia a construção e sistematização dos conhecimentos abordados.
         Os conceitos eventualmente utilizados nos comandos e instruções são explicados com clareza suficiente para o seu aluno.
         A unidade em análise mobiliza e desenvolve diversas capacidades e competências envolvidas na reflexão sobre a língua e a linguagem, assim como na construção de conhecimentos lingüísticos.
       A produção escrita é uma atividade motivada permitindo aos alunos elaborarem um texto para alcançar algum objetivo?

       GÊNEROS TEXTUAIS
      A exploração dos gêneros é satisfatória?
      Quantidade ou Qualidade?
      Que tipo de atividades são propostas no encaminhamento do estudo dos textos na coleção?
      Que atividades você considera importante porém estão ausentes?
      Os gêneros previstos na obra são textos autênticos, integrais na medida do possível.
      A obra traz em seu conteúdo exemplos de autores representativos da literatura com a preocupação da formação do leitor literário?
      Os textos presentes na obra favorecem o desenvolvimento de estratégias diversificadas de leitura?

       MANUAL DO PROFESSOR
      Traz contribuições objetivas para a atuação do docente em sala de aula.
      Apresenta orientações de planejamento e avaliação que contribuam significativamente para desenvolvimento da proposta pedagógica.
      Traz sugestões de atividades e recursos adicionais que ampliam o trabalho a ser desenvolvido.
      Fornece subsídios para a atualização e a formação do professor tais como bibliografias básicas, sugestões de leitura suplementar, sugestões de integração com outras disciplinas ou de exploração de temas transversais, dentre outros.
      Com todas essas informações iremos mais preparadas para a Escolha dos Livros Didáticos. 

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Avaliando...

Para que vocês possam refletir mais um pouquinho mais sobre o ato de avaliar, leiam esta história...
O CACHORRO
Um açougueiro estava em sua loja e ficou surpreso quando um cachorro entrou.
Ele espantou o cachorro, mas logo o cãozinho voltou. Novamente ele tentou espantá-lo, foi quando viu que o animal trazia um bilhete na boca.
Ele pegou o bilhete e leu: – “Pode me mandar 12 salsichas e uma perna de carneiro, por favor. Assinado: dono do cachorro.
Ele olhou e viu que dentro da boca do cachorro havia uma nota de 50 Reais.
Então ele pegou o dinheiro, separou as salsichas e a perna de carneiro, colocou numa embalagem plástica, junto com o troco, e pôs na boca do cachorro.
O açougueiro ficou impressionado e como já era mesmo hora de fechar o açougue, ele decidiu seguir o animal.
O cachorro desceu a rua, quando chegou ao cruzamento deixou a bolsa no chão, pulou e apertou o botão para fechar o sinal. Esperou pacientemente com o saco na boca até que o sinal fechasse e ele pudesse atravessar a rua.
O açougueiro e o cão foram caminhando pela rua, até que o cão parou em uma
casa e pôs as compras na calçada.
Então, voltou um pouco, correu e se atirou contra a porta. Tornou a fazer isso. Ninguém respondeu na casa. Então, o cachorro circundou a casa, pulou um muro baixo, foi até a janela e começou a bater com a cabeça no vidro várias vezes. Depois disso, caminhou de volta para a porta, e foi quando alguém abriu a porta e começou a bater no cachorro.
O açougueiro correu até esta pessoa e o impediu, dizendo: – “Por Deus do céu, o que você está fazendo? O seu cão é um gênio!”
A pessoa respondeu: – “Um gênio? Esta já é a segunda vez esta semana que este estúpido ESQUECE a chave!!!”.
Moral da História:
“Você pode continuar excedendo às expectativas, mas para os olhos de alguns, você estará sempre abaixo do esperado.”
Fonte:  apaixonadosporletramento.blogspot.com.br

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Analisando os livros didáticos de alfabetização e letramento... 12 de junho de 2012

Alguns clicks do dia 12 de junho. Escolha do livro didático.
Iniciamos nosso encontro com um desafio para as cursistas, montar um quebra cabeça... olha só o que saiu... Só que o resultado tinha que ser um CORAÇÃO.






 A grande vencedora que antes de todas montou o coração do dia dos namorados foi Elenice da Cruz Gonçalves que ganhou uma agenda de presente...
 ANALISANDO OS LIVROS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO







domingo, 10 de junho de 2012

Próximo encontro...

Olá queridas cursistas... somente lembrando que nosso próximo encontro acontecerá dia 12 de junho, às 19 horas na Secretaria de Educação de Palmeira
Neste dia faremos um estudo dos livros didáticos de alfabetização!
(Eu sei que é o dia dos namorados... mas não faltem!!!!)
Grande abraço...

Karine

sábado, 9 de junho de 2012

Diário do dia 05 de junho

No 10º encontro, começou com um vídeo Nostalgia, com imagens dos anos 80.
Então começamos uma discussão com  relação ao livro didático,pois o livro é um material que todos os alunos tem direito e esse é um dos motivos que o livro não deve ficar dentro do armário juntando pó, mas sim o aluno ter contado com o livro e fazer uso do mesmo.
Na escolha do livro didatico, devemos optar por livro que realmente o aluno pense e que possa criar uma certa discussão em sala de aula e não aqueles livros que o aluno faz tudo mecanico.

A Importância do Livro Para a Escola

Escola sem livros é pobre
O aluno custa a aprender
O livro é um ouro nobre
Ajuda você a crescer

O livro é a melhor arma                                      
Atira só letra e cultura
Faz da escola um carma
Para uma paz futura

A escola que tem livros
Incentiva a boa leitura
Os olhos são como crivos
A mente borda a brandura

O livro é ouro em papel
A escola é prata e luz
Ambos são bolsa e farnel
Que na vida nos conduz

Sem livros e sem escola
O mundo não tem cultura
É como cego que implora
A luz que vem da altura

SoniaNogueira

Cursita: Lidiane Aparecida Correa