Plano fundo



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terça-feira, 22 de maio de 2012

Mensagem


Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.
Bill Gates                                Regina maria Freitas Barauce

Leitura


A leitura faz de vagos pensamentos, solenes informaçõesWeslley HiemardRegina maria Freitas Barauce


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Video : Estudo Errado - Gabriel o Pensador

Assista você também
Este video com atenção
E depois de analisar
Dê a sua opinião.

Obrigado
Elenice

Diário 14 - 05 - 12


PROLETRANDO UM POUCO

Noite fria e nebulosa
Garoa fina e muito vento
Mesmo assim aconteceu
A aula do Proletramento.

A leitura do diário
Foi logo realizado
Eram os registros do encontro
Pela Regina, tudo anotado.

Para a noite alegrar
Um sorteio foi feito
Era então Adriana
O nome da noite eleito
Ela ficou muito muito contente
Pois uma linda e cobiçada agenda
Então ganhou de presente.

Uma leitura coletiva
Do fascículo 2 se iniciou
E com muita análise e reflexão
Todo mundo participou.

O tema da noite era importante
A temida AVALIAÇÃO
É necessária  mas polêmica
E gera muita discussão.

Avaliar é um desafio
E envolve todos no processo
Pois em tudo evidencia
O fracasso ou o sucesso.

“Estudo Errado” foi assistido
Um vídeo feito pelo Pensador
Conteúdo profundo
Que mexe com o professor
Pois provoca, elogia e critica
O ensino e seu valor.

Lucckesi da metáfora se utiliza
Levando a uma profunda reflexão
Comparando a medicina
Com a nossa Educação.

Pontos importantes então foram discutidos
O que, porque e como avaliar.
O conhecimento foi construído
Basta agora aplicar.

As atividades de casa
Nós temos que fazer
Nossas memórias de avaliação
Agora temos que trazer.

E assim foi nosso encontro
Pensando e refletindo AVALIAÇÃO
Pois na escola envolve a todos
Do aluno a direção.

Ela é um instrumento
Isso tem que se entender
E muito pode ajudar
No ensinar e no aprender.

Elenice da Cruz Gonçalves – 2012
Proletramento – Palmeira.

Leitura

Vera Tauffer

Leitura

Vera Tauffer

domingo, 20 de maio de 2012

Leitura

         INCENTIVO À LEITURA:

Tente ler com seu filho todos os dias da semana. Pouco, mas frequentemente é a melhor estratégia. Os professores da escola têm um tempo limitado para ajudar individualmente a leitura dos alunos.

Cursista: Kelly Cristina do Nascimento.

Leitura



Cursista: Kelly Cristina do Nascimento.

Mais um sorteio do blog...

Para ganhar esta coleção de livros, cada cursista deve enviar um comentário com uma frase de incentivo a leitura. Lembrando que cada comentário está valendo para o sorteio... 


domingo, 13 de maio de 2012

Tem sorteio no blog....

Para participar, você querida cursista tem que escrever uma frase sobre EDUCAÇÃO. 
Pode ser de sua autoria ou de algum outro autor.
Cada comentário contendo uma frase estará concorrendo a esta linda agenda.

sábado, 12 de maio de 2012

Sugestões de atividades


Cursista: Regina Freitas Barauce

Diário da aula do dia 08 de maio



Leitura, oralidade e escrita.

Leitura

O aluno não precisa ler e escrever para que o professor inicie o trabalho com a leitura.
Para entender essa capacidade pode-se iniciar o trabalho com textos que fazem parte da tradição oral como parlendas, cantigas, músicas, poemas entre outros..
É importante que a criança perceba a leitura como algo prazeroso e necessário, além de possuir objetivos diferentes como ler por prazer, para estudar, para informar, revisar o que escrevemos, para seguir instruções.

Escrita

A escrita tanto na escola como fora dela, deve ter algum objetivo, ter alguma função e dirigir-se a algum leitor. Muitas crianças chegam a escola sem saber escrever, além de não saberem por que e para que se escreve.
Como a maioria dos textos que escrevemos são grafados em língua culta, os alunos devem ter clareza que a escrita é diferente da fala, ou seja, que não se escreve da mesma forma que se fala.
Neste processo estão inclusas capacidades que começam a ser adquiridas no processo de alfabetização proporcionando ao aluno alcançarem a condição letrada, permitindo-lhe uma ativa participação nas práticas sociais da cultura escrita.

Oralidade

É importante o professor perceber a importância de propiciar ao aluno, principalmente, aqueles oriundos de um meio social menos favorecido, o acesso a uma língua de prestígio, não deixando, no entanto de respeitar a língua adquirida no meio social e familiar.
Cabe a escola contribuir para que a criança aprenda a interagir oralmente de acordo com as regras de convivência dos diversos espaços sociais, já que em muitos casos isso só será oportunizado a ele no ambiente escolar.

Autora: Ana Paula Patente.

A leitura, a escrita e a oralidade fazem parte do nosso cotidiano de forma articulada levando a alcançar a condição de letrado e progredindo para o uso social da escrita e da leitura.
 A alfabetização se torna completa quando conseguimos aliar esses conhecimentos com atividades práticas e cotidianas, assim o aprendizado das letras tem um significado. É importante alfabetizar letrando, ensinando a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita.

Aluna: Regina Maria Freitas Barauce


terça-feira, 8 de maio de 2012

Dicas para formar um bom leitor


DICAS PARA FORMAR UM BOM LEITOR

1º Desde os primeiros anos de vida o contato com o mundo da leitura é essencial na formação do bom leitor.

2º A família é a base da educação e tem a responsabilidade de iniciar esse processo do gosto pela leitura.

3º Ler para as crianças, demonstrar interesse pelos livros, ler... ler ... ler ... Demonstrado não apenas ter o hábito da leitura, mas que a prática tornou-se um vício.

4º Oferecer um ambiente favorável à leitura, montar uma pequena biblioteca e deixá-la ao alcance dos leitores para que possam manipular, observar os livros, despertando atenção e interesse.

5º Tenha sempre um dicionário por perto, as palavras que não conhecemos não estão escritas por acaso.

6º Tente evitar a repetição dos mesmos gêneros literários.

7º Fique menos tempo em frente ao computador, a televisão. Estabeleça metas de leitura.

8º Faça do livro um objeto pessoal, faça anotações, destaque frases e passagens marcantes, critique o autor, dentre outros... o livro é seu.

9º Abra espaço para que os leitores comentem suas leituras, demonstrem seus conhecimentos adquiridos, conquistando ainda mais adeptos do vício da leitura.

10º Forme você suas próprias regras de leitura, neste momento, você será um leitor .

Enfim, a literatura é a possibilidade de viver vidas múltiplas, em algumas horas. E tem até finalidades práticas: amplia a compreensão do mundo, permite a aquisição de conhecimentos objetivos, aprimora a capacidade de expressão, reduz os batimentos cardíacos, diminui a ansiedade. Mas é essencialmente lúdica, como devem ser as coisas que nos dão prazer.

                                                                                        Elaine Gonçalves Borghetti

Dicas para o estimulo da leitura

Ø     TER UM LUGAR QUE ESTIMULE A LEITURA, SEJA ELE UM CANTINHO, UM TAPETE COM VÁRIAS ALMOFADAS;
Ø     TER VARIADOS TIPOS DE LIVROS, PARA QUE SEU UNIVERSO SE AMPLIE, com os mais variados gêneros;
Ø     TER ADULTOS QUE LEIAM HISTÓRIAS ANTES DELES DORMIREM, OU EM QUALQUER OUTRO HORÁRIO, ou seja, precisa estimular os pais também;
Ø     O professor ter o hábito de ler para eles, e mostrar que a leitura é prazerosa;
Ø     Deixar a criança ler a sua história preferida, para seus colegas;
Ø      Levar e mostrar a biblioteca, deixar ela que folheie os livros;
Ø     Quando contar uma história, deve dar vida ao personagem, contar com emoção;
Ø     Utilizar livros com muitas imagens, bem coloridos;
Ø     Utilizar objetos que estimulem a imaginação, pode também usar fantoches;
Ø     Depois de contar uma história, propor a criança à confecção de uns dos personagens, com sucatas.

Cursista: Lidiane Aparecida Correa

Sugestões de jogos de Alfabetização


A PALAVRA É...
- Material: Rótulos de produtos, fichas com palavras recortadas de jornais e revistas ou palavras que fazem parte do conhecimento da criança.
- Como jogar: Colocar dentro de uma sacola, envelope ou caixa o rol de palavras significativas.O aluno retira uma palavra e lê em voz alta. Ganha quem conseguir ler mais palavras.

JOGOS DE LEITURA
O jogo da memória é um dos variados tipos de jogos que facilitam a memorização das palavras do vocabulário escolhido. Os jogos são sempre oferecidos como uma das atividades do trabalho diversificado de livre escolha dos alunos.

Elenice

DICAS PARA FORMAR UM BOM LEITOR



1-     Coloque a criança em contato com ambientes alfabetizadores, onde tenha muita coisa escrita que se possa ler.
2-     Leia diariamente para as crianças
3-     Incentive a criança a para uma vida de leitura criando oportunidades para isso.
4-     Coloque a criança em contato com diferentes gêneros textuais.
5-     Contar, recontar, ouvir, narrar histórias com as crianças, não somente as histórias dos livros mas também aquelas inventadas por elas.
6-     Deixe que a criança explore os materiais impresos de sua maneira, porém oriente quanto aos cuidados com os materiais.
7-     Coloque a criança em contato com o faz de conta, a imaginação e o lúdico através da leitura.
8-     Crie um tempo específico para ler com e para a criança, mas faça isso com muita criatividade.
9-     O professor ou familiares devem ser exemplo de leitores para as crianças. Leia muito de preferência ao alcance dos olhos das crianças para que possam tê-los como exemplos.
10- Nunca utilize a leitura como castigo, obrigação ou só com um propósito já definido. Incentive a descoberta, a aventura e o prazer vivido em cada leitura.
11- Sempre explique as dúvidas sobre palavras novas e situações apresentados nos livros e que desertam a curiosidade das crianças.


Profª Elenice da Cruz Gonçalves.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Sugestões de jogos para alfabetização


Quebra – cabeça  com caixinhas de pasta de dente. ( nivel - présilabico)

 
Boliche com garrafa peti
Ao derrubar as garrafas a criança poderá alem de identificar as letras formar palavras com a mesma, conforme o nível em que se encontra. 

 
Pescaria
Como no boliche a criança irá identificar a letra ou a palavra que está no peixinho, a palavra ou a letra do peixinho será de acordo com o nível em que a criança se encontra.
 
Dominó de letras ou palavras

Adriana da Cruz Evangelista

Fonte: www.projetosdinamicos.com

Dicas de Leitura

                                                           LEITURA:

*Apresentar a leitura como um hábito prazeroso e divertido, não obrigatório.
*Utilizar livros com muitas imagens e pouco texto.
*Contar histórias diariamente para as crianças.
*As histórias devem ser do interesse das crianças.
*Mostrar os diversos tipos de textos, toda leitura é válida.
*Deixar a crinça a vontade para escolher a leitura que mais a agrada.
*Estabelecer, em sala de aula, um momento de faz de conta, onde a criança possa identificar-se com o   livro que lê.
*O local onde a leitura será feita deve ser aconchegante, calmo e bem iluminado.
*Dar oportunidade para as crianças contarem histórias e não apenas ouvi-las.
*Dar exemplo. Fazer com que a criança veja o professor lendo e escrevendo.

Cursista: Kelly Cristina do Nascimento.

Sugestão de atividade para alfabetização

Sugestão da cursista Ágatha Helmann

Como “ensinar” a criança a gostar de ler


- Além do prazer de entrar em um mundo imaginário, a leitura iniciada na infância pode ser a chave para um bom aprendizado escolar.
-  Familiarize a criança com os livros. Deixe que desde os primeiros meses de vida ela entre em contato com eles, tocando-os e sentindo sua textura. Nesta etapa, escolha livros de tecido, plástico ou outros materiais resistentes.
- Contar história é o primeiro passo para a conquista de um novo leitor. Se ouvir histórias com temas atraentes, a criança pedirá outros livros para que alguém leia para ela e, mais tarde, para que ela mesma os leia
- Destine um tempo para a leitura em família e faça desse espaço um lugar de encontro e de comunicação. Leia em voz alta, tente dramatizar a leitura identificando os diálogos com os personagens da história.
-No início, escolha histórias que você goste, mas depois deixe que as crianças façam sua própria escolha.
- Não espere que logo nos primeiros dias a criança fique atenta. Por isso, invente formas de tornar a leitura divertida e brincar com os livros.
- É sabido que as crianças seguem exemplos. Se virem seus pais lendo, farão o mesmo.
- Outra maneira de ler, principalmente se a criança está em idade pré- escolar, são os livros só de ilustrações para que criem suas próprias histórias. Posteriormente, dê livros com ilustrações e textos breves, com letras grandes, para facilitar a aprendizagem da leitura.
- Quando ela aprender a ler, estimule-a a fazê-la em voz alta. Não a interrompa a não ser que ela peça ajuda.
- Responda suas perguntas e explique o significado das palavras
procurando a resposta no próprio livro.
- Assim a criança aprende que é importante fazer consulta enquanto se lê.
- A partir do momento em que a criança já está lendo, com alguma habilidade, é importante acostumá-la a ler em silêncio.
- Na medida em que ela cresce e adquire o gosto pela leitura, deixe à sua disposição livros com menos ilustrações e mais textos, tendo sempre
o cuidado de escolher temas adequados para a sua idade.
- Nunca associe o ato de ler a uma obrigação e menos ainda a um castigo, o que poderá afastá-la da leitura por muitos anos.
- E importante ensiná-la a apreciar e cuidar de seus livros. Dê livros de presente.
- As atividades culturais são uma outra forma de leitura. Leve as crianças
para museus, galerias de arte, jardim zoológico e para assistir peças de teatro infantil. Isso trará novos interesses e vocês poderão conversar e ler sobre o que viram.
- Estimule a visita a bibliotecas.
- Ao sair de viagem ou quando for a um lugar que tenha que esperar como médico, dentista e outros, leve livros para entreter as crianças durante o  tempo em que estiverem ociosas.
Fonte:

Como “ensinar” a criança a gostar de ler. Disponível através do site:

Cursista:  Ágatha Helmann

sexta-feira, 4 de maio de 2012

SUGESTÕES DE INCENTIVO E ESTIMULO À LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL!

1) Ler para os pequenos sentindo emoção,fazendo viagens, enfim vivendo o personagem;
2)Incentivar os pais para que criem o habito de ler para seus filhos;
3)Ler o mundo para às crianças produzindo discursos adequados às diferentes situações;
4) Fazer leituras saudáveis, sem pressionar a criança à obrigação de aprender a ler;
5) Saber quando parar de ler para que a criança possa  fazer sua interpretação;
6) Ler livros que transmitam mensagens positivas;
7) Procurar locais e momentos calmos para iniciar a leitura;
8) Deixar as crianças escolherem seus livros preferidos,principalmente neste primeiro  momento;
9) Montar, se não tiver,em sala de aula um cantinho da leitura, com diversos livros e textos informativos;
10) Enfim professores e pais trabalhar juntos no incentivo e estimulo à leitura;

beijinhos profe e tenha um final de semana abençoado!!!

Claudia Renata dos Santos

Sugestões de incentivo e estímulo à leitura

Todo tempo é tempo de leitura. A leitura faz parte do cotidiano das pessoas e precisa ser estimulada e incentivada para que se crie o hábito da leitura.
1- Antes de começar a história, organize um espaço sem muitos objetos, elementos e movimentos que desviem a atenção de quem está ouvindo;
2- Aprenda a ouvir histórias;
3- Não tenha a pretensão de ensinar ou formar a crianças Apenas conte uma história;
4- Todos os recursos são válidos para chamar a atenção: cantar, dançar,usar sotaque...;
5- É sempre bom usar objetos que estimulem a imaginação: um lenço enrolado num cabo de guarda-chuva pode ser uma linda rainha vestindo sua capa;
6- Descubra a pontuação da história: os momentos de respirar, de se surpreender. Assim, a história ficará viva em você. E você se surpreenderá naquele momento, junto com quem está ouvindo, mesmo que tenha contado a mesma história mais de 100 vezes;
7- Preste atenção nas expressões dos ouvintes, criando sinergia com o grupo; 
8- Crie o "tempo de ler", onde toda a escola para para ler, disponibilizando diversas fontes de leitura;
9- Organize rodas de contadores de histórias, onde possam participar outras pessoas que não são da turma;
10- Ler na frente dos alunos sempre que possível. Aproveitar o momento que eles estão lendo para sentar-se com eles e ler também.

Valderez Neves

Diário do dia 24/04/2012

A visualização pelas crianças do alfabeto afixado na sala de aula, é muito importante no mundo da leitura e da escrita, pois dá maior segurança e autonomia na aprendizagem dos pequenos que estão realizando seus primeiros traçados. Sendo assim, as cursistas iniciaram o 5º encontro ( após a leitura do diário da aula anterior) mostrando o alfabeto confeccionado, os quais ficaram lindos e criativos.
A aquisição da escrita pelas crianças segue um caminho, um processo evolutivo, até a compreensão do sistema convencional da escrita. São várias as informações que elas recebem, sendo que as utilizam e, muitas vezes, podem acrescentar algo que consideram escrita. Desta forma, ao realizar uma sondagem em sua turma, o professor pode encontrar vários níveis conceituais de escrita:

- Nível pré-silábico
As crianças podem escrever utilizando letras (variando o repertório ou posição), misturando com números ou bolinhas; não relaciona fala com a escrita; só ela sabe o que escreveu.

- Nível silábico
A criança descobre e utiliza a quantidade de letras para escrever uma palavra, podendo fazer a correspondência com sua pronúncia. É caracterizado pela tentativa de dar valor sonoro a cada uma das letras que compõem uma escrita.  
Exemplo: ME NI NO
               M     I    O

- Nível silábico-alfabético
A criança começa a superar a hipótese silábica, conseguindo combinar consoantes e vogais numa mesma palavra, fazendo uma análise além da sílaba.
Exemplo: GA LI NHA
               GA  I     A

- Nível alfabético
Constitui o final da evolução. Caracteriza-se pela correspondência entre o que se lê e o que se escreve, compreendendo a base da escrita.

Não é fácil identificar o nível conceitual de uma criança. É necessário considerar todo o processo evolutivo, construtivo da escrita, não utilizar como meio de avaliação somente os resultados obtidos. É certo que cada aluno apresenta sua dificuldade. Nesse contexto, o professor deve procurar a melhor maneira para superação dos obstáculos.

Valderez Neves

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Dicas para ser bom leitor

Como a criança pode se tornar um bom leitor?
Dicas para pais e professores

Como a criança pode
se tornar um bom leitor?
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1. Leia em voz alta com a criança. Explore livros e outros materiais de leitura (revistas, jornais, folhetos, cartazes, placas, etc). Todo material impresso pode ser útil e ocasionar um momento de troca centrado na leitura.
Muitos pais e professores param de ler em voz alta para as crianças assim que aprendem a ler por si mesmas... A leitura em voz alta melhora a habilidade de leitura da criança, como seu interesse pela leitura. Continue lendo para as crianças!



2. O texto precisa encantar o leitor. Procure variar as leituras. Se a história é longa, divida-a em partes, crie um clima de "no próximo capítulo"... O importante é ler, esse momento de leitura compartilhada é fundamental na formação do leitor.


3. Converse com a criança sobre a leitura e escute-a quando fala. Isso ajuda muito no desenvolvimento da linguagem oral.



4. Peça que a criança reconte o que você leu em voz alta para ela. Além de exercitar a memória, a criança vai percebendo como cada texto é construído, ampliando sua oralidade.



5. Incentive a criança a desenhar e fazer de conta que escreve a história que ouviu. Depois, peça que "leia" sua história. As crianças gostam de brincar com a imaginação, brincando de faz de conta...
A ideia é brincar de ler.



6. Dê o exemplo: faça com que a criança veja você lendo e escrevendo. O exemplo diz muito mais do que "discursos" sobre a importância da leitura e da escrita...



7. Visite uma biblioteca para empréstimo de livros, ou incentive a criança a trazer um livro emprestado para casa (no caso da biblioteca escolar). Converse sobre a escolha, qual foi o critério que usou (a capa, as imagens, o texto, etc). É um ótimo momento para compartilhar a leitura!




8. A literatura oferece excelentes obras que a criança pode conhecer desde a primeira infância. Escolha pela qualidade do texto. As imagens e a qualidade gráfica também são importantes.

   9.  É obrigação de uma boa escola possibilitar o acesso a um rico material de leitura.

   10. . A leitura coletiva treina o ouvir e estica sua compreensão. O aluno estará, nessa atividade, todo o tempo, comparando      o seu olhar com o olhar do grupo, atitude que desafia a reflexão.
( Eliane Maksemiv)

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Situações de incentivo a leitura



A linguagem das crianças vai se tornando cada vez mais próxima da dos adultos, através da imitação e comparação.  É importante trabalhar para que as crianças alcancem de forma significativa os outros níveis da compreensão leitora, que consistem na compreensão do material utilizado no meio social e finalmente escrever, saber como se representa a fala no papel.
A oralidade pode ser  trabalhada, em especial, através da construção de histórias, leituras dramatizadas, leituras compartilhadas, teatrinho de fantoches, onde, em seguida, as crianças são convidadas a recontarem e a escreverem as histórias de seus jeitos.
A leitura acontece de forma prazerosa, lúdica e formadora de leitores. Em um trabalho conjunto com a escola, pode ser incentivada  através do empréstimo de livros pela biblioteca e mini-biblioteca . E pode ser organizada onde os livros são divididos por gêneros, cada sala fica com o que achar ideal se trabalhar. Durante a semana todo processo de leitura e produção textual é feito juntamente com a professora.
Adriana da Cruz Evangelista